Sintomas e associações

Cresce os casos de Transtorno Bipolar, acho que muitos agora estão conseguindo “juntar o quebra cabeça” dos sintomas e ver o quadro mais distanciado e com uma análise mais longitudinal. Trata-se de uma doença heterogenia e sistêmica.

Já escrevi neste Blog alguns artigos sobre Transtorno de Humor Bipolar:

Transtorno Bipolar como identificar 29/06/2020

Transtorno Bipolar: Fase Maníaca 29/06/2020

Será que você é bipolar? 22/06/2019

Hoje trago dois estudos. O primeiro que saiu na Revista Latina de Enfermagem 29-2021. Rosa. A.C.F e Leão E.R com o tema: Dor no Transtorno Bipolar: prevalência de características e relação como risco de suicídio.

A prevalência de dor em pessoas como transtornos mentais tem recebido pouca atenção, mas surpreende que os pacientes com Transtorno Bipolar(TB) apresentam risco significativo para uma série de doenças físicas dolorosas, principalmente musculoesqueléticas. Ouso dizer que os com traços de estrutura histérica apresentam: fibromialgias, coluna, artrites, artroses…

Em geral, o início da doença manifesta-se na juventude, as pessoas levam em média oito anos até serem diagnosticadas e tratadas de maneira adequada, sendo a depressão unipolar o erro diagnóstico mais frequente, o que gera grandes prejuízos para a pessoa, sua família e a sociedade.

Dessa forma, observamos profissionais especializados em queixas físicas, sociais, mentais e espirituais que carecem, entretanto, de visão integradora do ser humano que oriente a assistência de forma adequada no atendimento das necessidades humanas.

A conclusão deste estudo: Revelou dor moderada de prevalência elevada em pacientes com TB, cuja piora se relaciona à atividade física e aspectos emocionais. O risco de suicídio foi identificado em mais da metade dos participantes e apresentou correlação significativa com a intensidade da dor.

Outro trabalho é do Psiquiatra Dr. Luís Pereira Justo que deu uma palestra na Abrata, com o tema: Transtorno do Humor e o uso problemático de substâncias(disponível no Youtube), com muita clareza ele expõe a facilidade como que pacientes com esse transtorno aderem a vícios de substâncias: cigarro, bebida alcoólica, maconha, medicamentos…

Angústia, vazio as queixas principais, assim como a dificuldade em elaborar perdas e frustrações são gatilhos para esses laços acima. Temos mais pistas que evidenciam a dor e o martírio dos que ainda apenas pensam que são Depressivos ou Ansiosos.

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo