Acupuntura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o uso da acupuntura para vários tipos de patologias, como, por exemplo, enxaquecas, problemas gastro-intestinais, alergias e dores diversas.

Além disso, vários estudos têm demonstrado que a acupuntura apresenta uma influência profunda sobre os problemas emocionais e mentais, sendo recomendável a combinação dessa técnica com outras psicoterápicas.

 Desse modo, é interessante que o psicólogo possa conhecer os pressupostos básicos da acupuntura, um dos recursos terapêuticos utilizados pela milenar medicina tradicional chinesa que, por meio de um profundo conhecimento filosófico e de ricas alegorias, demonstra a importância da visão holística, onde o homem e a natureza se encontram interligados ao universo, contrapondo-se à excessiva mecanização e racionalidade do paradigma cartesiano-newtoniano.

Considerando que o fluxo do Qi – energia que está nos canais(meridianos)influencia a psique, tem-se que os sentimentos localizados nos órgãos atuam causando insuficiências ou plenitudes.

Sinteticamente, tem-se que:

O Coração, o órgão mais Yang dos órgãos, é a sede da mente; atua sobre a vida intelectual, equilibrando a razão e conservando a energia mental; o Baço-Pâncreas atua sobre o consciente, facilitando a concentração do pensamento e a compreensão, principalmente em Matemática; o Rim, o órgão mais Yin, é o gerador de energia; atua sobre os processos de tomada de decisão, conservando a vontade e a vitalidade; o Fígado, considerado a sede das emoções da alma, mantém o livre fluxo da energia do corpo, atuando sobre a ação, a inveja e o ciúme; o Pulmão capta a energia vital, atuando na defesa do organismo e nas perdas afetivas. O vaso-governador e o vaso-concepção atuam sobre a percepção da realidade.

Os sentimentos que causam plenitude, ou seja, excesso de Yang, são, normalmente, identificados pelo descontentamento, pesar, obsessão, preocupação, como também pelo silêncio e pela ociosidade. Os sentimentos que causam insuficiência, ou seja, vazio de Yin, são, normalmente, identificados pela alegria, medo e também fadiga.

Desse modo, tem-se que a acupuntura contempla cinco emoções (alegria, tristeza, reflexão, cólera e medo), sendo o estado de saúde dependente da harmonia entre as cinco emoções; as alterações emocionais levam aos quadros de excesso ou deficiência.

Principais desequilíbrios Emoções na MTC:

● Fúria: inclui ressentimento, fúria contida, irritabilidade, frustração, ódio, indignação, animosidade ou amargura.

Qualquer um desses estados emocionais pode afetar o Fígado e, se persistir ao longo do tempo, pode causar a Estagnação do Qi desse órgão com a manifestação de muitos sintomas na cabeça, como: cefaléia, zumbido, tontura, manchas vermelhas na parte frontal do pescoço, rubor facial, sede, língua vermelha e gosto amargo na boca.Há a possibilidade de se ter também sintomas como submissão, depressão (fúria reprimida – língua vermelha escura e seca) e palidez.

● Alegria: deve ser entendida não como um estado saudável de felicidade, mas um excitamento excessivo que pode lesar o Coração, como, por ex., em uma crise de enxaqueca causada por boas notícias repentinas.

● Tristeza: debilita o Pulmão, mas também afeta o Coração. O Pulmão governa o Qi e a tristeza depaupera o Qi, provocando sintomas como dispnéia, cansaço, depressão ou choro, e, nas mulheres, pode provocar amenorréia.

● Preocupação e Abstração: pensar demais, exercer um trabalho mental ou estudo excessivo debilita o Baço e causa cansaço, anorexia e diarréia. A preocupação depaupera o Qi do Baço, paralisando o Qi do Pulmão e provocando sintomas como ansiedade, dispnéia e rigidez nos ombros e pescoço.

● Medo: depaupera o Qi do Rim e faz o Qi descender. Nas crianças, situações geradoras de medo e insegurança levam à descida do Qi, podendo provocar a enurese noturna. Em adultos, medo e ansiedade provocam a deficiência do Yin do Rim, levando à sensação de calor na face, sudorese noturna, palpitação, boca e garganta secas.

● Choque emocional: suspende o Qi e afeta o Coração e o Rim, causando sintomas como palpitação, dispnéia, insônia, sudorese noturna, boca seca, tontura ou zumbido.

O tratamento de Síndromes e sentimentos perniciosos são possíveis serem tratados com essa maravilhosa técnica milenar: a Acupuntura.

Foto por Alma Thai em Pexels.com

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo