A acupuntura é uma técnica milenar, que surgiu na China e que faz parte da Medicina Tradicional
Chinesa(MTC) e é muito utilizada como forma terapêutica , pois trata patologias e distúrbios psíquicos e físicos. A aplicação de agulhas nos meridianos a serem tratados estimulam as terminações nervosas da pele e de outros tecidos, enviando desta forma a mensagem para o cérebro desencadeando liberação de neurotransmissores e hormônios capazes de: tratar a área, aliviar a dor e trazer um estado de bem estar.
Um dos apêndices da acupuntura é uma técnica chamada:Auriculoterapia (REICKMANN 2002)
A Auriculoterapia que teve sua origem na China há mais de 4.000 anos e consiste em aplicações com esferas, sementes ou agulhas, no pavilhão auricular, encontrando em cada ponto da orelha um órgão correspondente. De acordo com a escola francesa, onde a técnica foi descoberta, a área auricular é um reflexo do Sistema Nervoso Central(SNC), onde patologias e distúrbios aparecem na determinada área correspondente ao órgão e quando se estimula esses pontos, no cérebro ocorre a liberação de neurotransmissores e hormônios que irão atuar sobre o distúrbio ou a patologia a ser tratada. (MOURA, 2015)
A História para os Ocidentais
A classe médica prefere atribuir a Hipócrates, considerado o pai da medicina, essa técnica, já que ele relatou inúmeras curas para impotência sexual através de pequenas sangrias na orelha, em seu livro “Geração”. Ao longo dos séculos, foram encontrados documentos que apontam tratamentos semelhantes para as mais diversas doenças.
Em 1637, o médico português Zacutus Lusitanus, narrou a utilidade de cauterizações auriculares no tratamento da nevralgia ciática. Valsalva, em 1717, descreveu precisamente em seu livro “De Aura Humana Tratadus”, a região do pavilhão auricular que cauterizava, quando o paciente sofria de fortes dores de dente. De 1850 a 1857 surgiram muitas publicações sobre a eficácia desse método no tratamento da nevralgia ciática.
“A favor dessa prática produz-se um verdadeiro entusiasmo, na verdade bastante efêmero, já que não se podia dar-lhe nenhuma base científica” (PAUL NOGIER, 1998).
Em meados de 1950 médicos franceses da região de Lyon começaram a receber pacientes que diziam-se aliviados da nevralgia ciática graças à cauterização.
m desses médicos era Paul Nogier, intrigado, começou a fazer em casos análogos, a mesma cauterização que parecia tão eficaz. Seus resultados foram surpreendentes, tamanha a sedação, que era quase imediata. O Dr.Nogier questionou-se se o pavilhão auricular poderia estar relacionado com outras partes do organismo, mas seus resultados não renderam frutos por muito tempo.
Estudando as nevralgias ciáticas, Nogier constatou que um bloqueio da quinta vértebra lombar era a causadora dessa patologia. Então ele supôs que esta correspondia ao local da cauterização no pavilhão. Posteriormente, concluiu que o restante da coluna ficava na continuação da anti-hélice.
Paul Nogier provou seu método partindo da coluna vertebral, tratando dores em diversos locais do corpo através do estímulo de pontos distintos da orelha, provando que a eficácia do método se confirmava de modo geral, nomeando-o de Auriculoterapia.
Com Laser utiliza-se uma frequência de laser que chama-se Nogier, é indolor e eficaz.
MOURA,C.C; CARVALHO,C.C; SILVA,A.M; IUNES,D.H ; CARVALHO,E.C ; LOPES,E.C. Efeito da Auriculoterapia na Ansiedade. Alfenas, MG,2015

Deixe um comentário