
A noção de mindset, trata-se de um constructo da área da psicologia cognitiva, com fortes bases na teoria da atribuição. A composição dessa teoria foram elaboradas por Mary Bandura e Carol S. Dweck, que perceberam a existência de diferentes percepções entre as “habilidades” que as pessoas desejam provar em relação as “habilidades” que as pessoas desejam melhorar.
Assim, indivíduos com uma forte necessidade de provar a suficiência de uma habilidade fazem com que ela pareça um atributo fixo, ao contrário dos indivíduos com uma forte necessidade de melhorar suas habilidades, que fazem com que esses atributos pareçam algo mais dinâmico e passível de mudanças.
A pesquisadora Carol S Deck que aborda a importância e a consequência das crenças pessoais sobre os atributos humanos, como a inteligência ou personalidade que na perspectiva de uma mentalidade de crescimento, podem ser vistos como atributos potencialmente moldáveis e desenvolvíveis através do esforço.
O termo em inglês é “configuração da mente” e baseia-se na capacidade limitada de processamento e absorção de informações e que esse desafio é encarado por meio da filtragem.
Ter um mindset fixo ou mindset de crescimento dependerá de como nosso meio nos moldou, podemos nos libertar de alguns conceitos e passar a sermos seletivos e absorver informações sem sermos tendenciosos ao interpretar, portanto a mentalidade seria um filtro cognitivo.
Acredito muito que o crescimento e desenvolvimento das pessoas pode acontecer quando questionamos nossas origens, cultura e tradições. Uma vez que mindset está relacionado com a predisposição de como vemos o mundo de uma forma particular e estabelecem orientações para o modo pelo qual devemos nos comportar.
Ainda, de acordo com Dweck, as teorias implícitas abrangem dois pressupostos diferentes que as pessoas fazem a respeito da maleabilidade dos atributos pessoais. Elas podem acreditar que um atributo como inteligência ou a moralidade são características fixas e não maleáveis, ou podem crer que esses atributos são qualidades mais flexíveis, ou seja, podem ser alterados e aprimorados.
Portanto, uma mentalidade de crescimento pode ser uma forte aliada no processo de aprendizagem, uma vez que, ao acreditar que características como inteligência e personalidade podem ser desenvolvidas, o desempenho em diversas áreas da vida, quer seja acadêmica, profissional ou pessoal, social…pode ser aprimorado.
Pensar em mudanças e aquisição de novos conhecimentos é uma ideia que vai em consonância com a nossa formação, sermos moldados e maleáveis. Somos pó, na verdade barro, e nosso Criador é chamado de Grande Oleiro.

Deixe um comentário