Traição

Traição e infidelidade é um tema pesquisado em diversas áreas do comportamento a mais de 30 anos. As pesquisas demonstram que a infidelidade tem efeito negativo no casamento, podendo ser a experiencia mais temida e devastadora de um casamento e leva a ruptura do vínculo em alguns casos. Além da violação da regra de exclusividade, é comum que a infidelidade gere segredos entre o casal.

No Brasil, o estudo conduzido por Goldenberg (2011) com 1279 homens e mulheres das camadas médias urbanas do Rio de Janeiro mostrou que 60% dos homens e 47% das mulheres já foram infiéis.

No cenário internacional, a infidelidade é definida como um ato sexual e/ou emocional exercido por uma pessoa que está em uma relação de compromisso, sendo que este ato ocorre fora desta relação primária e constitui uma quebra de confiança e/ou violação das normas acordadas pelo casal, por um ou ambos os indivíduos numa relação de exclusividade emocional e/ou sexual.

A traição nada mais é do que a vontade de se suprir aquilo que não se conseguiu numa relação. O traidor busca nos amantes características idealizadas e que lhe proporcionem prazer imediato aos primeiros contatos. Assim, o amante pode divergir totalmente de seu parceiro fixo, levando a imagem dele a um lugar que nunca chegaria.

Flávio Gikovate já alertava para a dinâmica entre casais cujos parceiros ostentavam de um lado generosidade excessiva e do outro, egoísmo, reforçando cada qual um lugar na relação que é retroalimentado: para uma pessoa manter seu egoísmo precisa de um generoso e vice-versa. Analisando muitos casais com esse problema existe divergência de personalidade, nas ideias, dinâmica e concepções… “facilitam” a busca de outro parceiro(a), fora da relação, embora a infidelidade tenha múltiplas motivações.

Alguns motivos registrados em estudos estão:

  • Carência afetiva, solidão e insegurança: nesta categoria, a pessoa atribui a infidelidade a sentir-se carente, solitário ou inseguro. Os participantes referiram “carência”; “carência afetiva”; “me sentir sozinho”; “dúvida”, “insegurança”.
  • Características pessoais: esta categoria abarca motivos para infidelidade relacionados a determinadas características próprias do sujeito que cometeu a traição, tais como imaturidade, doenças mentais, impulsividade.
  • Entretanto, muitas pessoas escolhem trair seus companheiros simplesmente porque querem. De acordo com muitos, monogamia se mostra como uma imposição de um regime religioso e contraria o instinto natural. Com isso, afirmam um direito de se verem livres de uma relação comum sempre que sentirem necessidade.

A partir desta perspectiva, mesmo aquelas pessoas que se encontram em um relacionamento aberto também buscam uma “monogamia amorosa”, que se expressa em determinadas regras para o envolvimento com outras pessoas. Nestes casos, ainda que com maior flexibilidade, nestas relações amorosas abertas, também pode haver infidelidade na medida em que as regras estabelecidas não se cumpram, podendo ocorrer, por esse motivo, ruptura do vínculo (Goldenberg, 2010).

A comunicação e manutenção de vínculos, evita estresse, desgastes, mágoas, conflitos e promove longevidade.

Goldenberg, M. (2006). Infiel: Notas de uma antropóloga Rio de Janeiro, RJ: Record.

Goldenberg, M. (2010). Swing, o adultério consentido. Revista de Estudos Feministas, 18(3),789-810.

Goldenberg, M. (2011). Por que homens e mulheres traem? Rio de Janeiro, RJ: BestBolso.

Moller, N., & Vossler, A. (2015). Defining infidelity in research and couple counseling: A qualitative study. Journal of Sex & Marital Therapy, 41(5),487-497. doi: 10.1080/0092623X.2014.931314

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo