Setembro Amarelo

Quando surgiu? A campanha do Setembro Amarelo foi inspirada na história de Mike Emme, que cometeu suicídio, aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. Ele tinha um carro amarelo e, no dia do seu velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais.

No Brasil a Associação Brasileira de Psiquiatria(ABP) comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio no dia 10 de Setembro além de alertar o agravamento de doenças relacionadas a Saúde Mental.

Profissões de risco para Depressão: Segundo o site da revista Health os profissionais mais propensos para depressão, ocasionado por estilo de vida incomuns e estressantes são Professores, Assistentes Sociais e quem cuida dos outros:

Profissionais da saúde :

Médicos, enfermeiros, terapeutas, fisioterapêutas e outros profissionais da área da saúde. Essas carreiras exigem longas e cansativas horas de trabalho e nos mais improváveis horários, tudo com muita atenção e cuidado. Além de atingir o físico, esses profissionais estão constantemente colocados em situações extremamente emotivas, em que vidas de outras pessoas estão em suas mãos, literalmente.

Em outras palavras, o estresse e a pressão sempre desafiará seu bem estar. Todos os dias eles estão lado a lado com doenças, traumas e mortes, além de lidar com membros da família dos pacientes e de seus próprios entes e amigos.

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, até porque a segunda depende da primeira para estar em dia.

Sinais de Alerta:

Certos comportamentos indicam condições perigosas que requerem cuidados médicos. Algumas características dessas condições são: isolamento emocional e social; falta de comunicação; irritabilidade atípica; distúrbios do sono; sintomas físicos que não estão associados a nenhum diagnóstico médico, como dor de estômago e alteração intestinal; e recusa de ajuda de amigos, parentes ou mesmo profissionais. 

Tudo tem um estágio, ou nível, não precisamos deixar alguns caírem no “Buraco Negro”, peçam ajuda. Repensem seus horários, reveja hábitos, simplifique sua vida, de valor ao seu corpo, sua mente e a qualidade de vida. Psiquiatra não é médico de louco, é médico de quem não quer ficar louco

Foto por Marta Wave em Pexels.com

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo