Gosto de cuidar de plantas, já que elas me ensinam a paciência! A natureza tem seu próprio tempo! Assim como o corpo, a mente e crescimento psíquico e espiritual de cada pessoa.
Pessoas doentes, cansadas, amarguradas… com maus hábitos, pouca consciência delas mesmas, com pressa de sanar sintomas é o panorama que temos.
Outro dia uma pessoa deixou um recado no celular, perguntando se eu poderia salvar o casamento dela kkkk é disso que estou falando. A rapidez em desejar soluções, alívio e respostas, mas pouco investimento em autoconhecimento e evolução.
Não só a qualidade de vida é prejudicada, mas a qualidade das relações. Eu vivo pedindo desculpas a amigos(a) e até parentes por minhas falhas. Porque a cada dia me percebo e entro em conexão com o meu eu profundo.
O cérebro humano é colossalmente complexo, e funciona a base de estímulos elétricos, recebidos e enviados para todo o corpo, comandando movimentos e comportamentos.
Existem captadores nosso cérebro responsáveis por captar os famosos neurotransmissores.
Alguns dos neurotransmissores são: dopamina, cortisol (um hormônio que age como neurotransmissor), serotonina, entre muitos outros.
A ansiedade, a baixa disciplina e o mundo líquido e fugaz está criando uma geração que busca dopamina a todo custo, por isso do aumento dos vícios: pornografia, vídeo games, chocolate, álcool, jogos, cocaína, maconha, cigarro, sexo, comidas gordurosas, dormir, alguns remédios…etc…
Tudo o que você fizer que traga retornos imediatos, prazerosos, é uma forma de gratificação imediata. Você recebe uma “recompensa” do seu cérebro por apresentar determinada ação.
Seria muito cansativo e profundo eu explicar um livro clássico chamado “Além do princípio do Prazer” de Freud, por isso para atender os imediatista vou para o estudo de Stanford.
Na década de 70, pesquisadores de Stanford elaboraram o chamado Teste do Marshmallow com crianças em idade pré-escolar. O objetivo do estudo era descobrir se o autocontrole apresentado no teste exercia influência no futuro da criança.
O teste funcionava assim: a criança estava em uma sala e o pesquisador avisava que precisaria sair por 15 minutos. Nessa sala não havia nada para se distrair: sem brinquedos, revistas ou televisões. A única coisa que havia era um marshmallow, cookie ou rosquinha em cima da mesa.
Logo antes de sair da sala, o pesquisador dizia que, caso a criança esperasse os 15 minutos sem comer o que estava em cima da mesa, ela ganharia outro quando o ele voltasse.
Ou seja: espere 15 minutos e ganhe 2 marshmallows. Coma imediatamente e terá apenas 1. Os pesquisadores buscavam entender o poder que o controle de gratificação exerce na vida dessas crianças.
Após o teste, os pesquisadores observaram as crianças ao longo de suas vidas, para saber se aquelas que apresentaram maior autocontrole na gratificação seriam as mais bem-sucedidas, com melhores cargos, relacionamentos, etc.
Como esperado, as crianças que conseguiram esperar os 15 minutos tiveram melhores resultados em outras áreas da vida em relação às crianças que não conseguiram esperar.
A explicação é que, pelo fato de uma criança conseguir esperar os 15 minutos para ganhar 2 marshmallows, ela também apresentaria essa capacidade de autocontrole em outras áreas de sua vida, o que geraria resultados melhores.
Isso se dá pelo simples fato de que a disciplina é a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Uma pessoa que desenvolve o hábito de procrastinar, porque é mais fácil ficar assistindo Séries ou Jogando Vídeo Game, recebe uma gratificação imediata por não trabalhar. Entretanto, essa mesma pessoa terá resultados negativos nos estudos, no trabalho e na saúde.
A gratificação imediata é um dos (muitos) fatores que gera a epidemia de obesidade nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento. As pessoas se deixam dominar pelos neurotransmissores, mesmo que isso acabe com a saúde delas.
Mortes causadas por tabaco, bebidas alcoólicas, diabetes ou AVC poderiam ser evitadas, em grande parte dos casos, se as pessoas aprendessem a controlar seus ímpetos e conseguissem pensar também a longo prazo.
No fim, a necessidade por gratificação imediata é isso: a cada comportamento, você ignora o seu eu do futuro, como se fosse viver para sempre.
A disciplina para adiar a gratificação é o maior dom que você pode desenvolver. Uma pessoa que possui a disciplina de comer comidas mais saudáveis, por exemplo, tem a gratificação futura de viver , melhor, sem dores, com aparência de mais jovialidade e qualidade de vida e mental. Além de energia e criatividade.
O poder de adiar a recompensa faz com que uma pessoa estude 6 horas por dia, por 3 anos, para que passe em um concurso que sempre desejou. Caso essa mesma pessoa não conseguisse adiar a gratificação, ela não estudaria esse tempo todo e dificilmente seria aprovada para a carreira que tanto deseja.
Em resumo, a gratificação imediata traz, em grande parte dos casos, infelicidade.
Já falei em outros artigos, o lema dos epicureus, escola filosófica grega: “comamos e bebamos pois amanhã morreremos” é muito trash, errado e depressivo, deixa isso para os roqueiros que morreram de over dose aos 27 anos. Faça diferente. Reveja seu estilo de vida, conceitos e valores. Não tenha medo de mudar.


Deixe um comentário