O assunto mais atual nas últimas décadas terá neste texto apenas uma introdução.
A Ansiedade tem sido definida como “inquietação mental aflitiva ou receosa, em geral, quanto a um infortúnio iminente ou previsto.” Isso a quatro décadas atrás, mas estou falando que a ansiedade aliada ao medo ganha maiores proporções. Ela pode alterar a visão que a pessoa tem do futuro, do momento, de si mesma e das pessoas e da vida. Ela está paralisando pessoas, afastando do mercado de trabalho centenas de profissionais todos os anos, além dos prejuízos na vida acadêmica e social.
Sim a ansiedade é perniciosa, mina energia, bem estar, saciedade, auto estima e rouba a paz mental. Infelizmente ela elimina o otimismo.
Profissionais renomados; médicos, psicólogos, professores, juízes, empresários, jornalistas, publicitários, TI, executivos entre outros são competentes em cuidar de suas carreiras e instituições, mas cuidar de suas mentes e saúde emocional penam muito. Uma que abandonam um estilo de vida saudável e se intoxicam com medicamentos, álcool, drogas…minando a capacidade do corpo de homeostase e de ser mais puro e vibrante(ter energia).
Nunca se preocupam em proteger sua memória, administrar seus pensamentos e valores, gerenciar a emoção e seu estresse. O pensamento acelerado turbina o eixo hipotálamo hipófise adrenal, gerando e o hormônio do estresse cortisol acarretando muitas patologias com o tempo.
Não entendem que, se a sociedade os abandonar, ferir ou caluniar, ainda será possível seguir em frente; mas, se eles mesmos se desampararem, não haverá solo onde pisar.
No geral o que tira a paz das pessoas são coisas relacionadas ao cotidiano e a sobrevivência: questões financeiras, familiares, habitação, alimentação, segurança, relacionamentos, saúde…
Então viver causa sofrimento? A questão está na gestão do pensamento e das emoções. Vou dar um exemplo, sou uma pessoa que amos coisas novas, aprendizagens, ambientes, funções, trabalho…acho um desafio excitador e me alegra = ansiedade positiva; contudo para outros mudanças, primeiro dia em um curso, trabalho, função, relacionamento….é extremamente tenso, causando dores, tensões, boca seca, constrangimento, suores frios e até diarreias, além de enxaquecas…
Estamos falando de estruturas de personalidades diferentes, cada uma tem uma gestão e gerenciamento de estresse, o ser humano não deve se relacionar como o outro para ser feliz; ele precisa ser feliz e bem resolvido primeiro ,para depois irrigar a saúde psíquica e a relação como quem ama. E amar a vida, seu corpo, o dia, o amanhecer, o futuro depende as pessoas…depende de autoconhecimento. Assim como tomar boas decisões e usufruir de uma vida mais satisfatória, não pressa a impressionar ou agradar pessoas, status e família.
Equilíbrio emocional não é ilusão é a solução para melhorar e aplacar o ritmo social acelerado e acertarmos com nossos valores onde queremos chegar e sermos.
Fiz com muito carinho um E-BOOK sobre Ansiedade do ponto de vista da Psicanálise, Disponível para todos, se puderem divulgar agradeço. Site:https//psisonia.com página principal E-Book Gratuitos. Boa Leitura!!!


Deixe um comentário