Abandonando o Estresse

Isso é quase impossível, alguns dirão. Final de ano muitas pessoas ‘estourando’, cansaço, doença autoimunes, dor de cabeça, insônia/hipersonia, dores musculares, impaciência, irritabilidade…além de outros diagnósticos piores que no final de ano, costumo dizer que apita tudo: dores musculo-esqueleticas, hormonais…

Já a muitas décadas Harvard estuda o tema: “Como ser produtivo — sem se esgotar”.
Pós pandemia estamos vendo todas as classes profissionais pessoas se esgotando, com a saúde e desempenho falhando.

Com isso eles desenvolveram uma técnica para reconstrução de resiliência e com tecnologia para se recuperar mentalmente, emocionalmente e fisicamente durante alguns meses.

O propósito é ensinar um sistema de construção de resiliência, ao incorporar ferramentas e técnicas de auto regulação emocional juntamente com um feedback de variabilidade da frequência cardíaca, para ajudar pessoas a administrar o estresse e melhorar o desempenho.

Em pesquisas iniciais, cientistas descobriram uma ligação entre diferentes estados emocionais e mudanças de batimento na frequência cardíaca ou no padrão de ritmo cardíaco.  A primeira tese desse Centro de estudo publicou sua pesquisa  no Jornal Americano de Cardiologia (American Journal of Cardiology) em 1995, e foi citado centenas de vezes por outros artigos de pesquisa até hoje.

Hoje em dia, há uma ampla variedade de atividades para redução do estresse que ajudam na sua diminuição e na obtenção de benefícios significativos para a saúde e o desempenho, tais como dieta equilibrada, exercícios físicos, yoga, atividades ao ar livre e meditação, arte, danças, música, artesanato…

Os estudiosos do estresse a 30 anos atrás  perceberam  que independente da atividade realizada pelas pessoas para redução do estresse, o efeito benéfico somente é mantido quando você “coloca seu coração nele”. Descobrir que o ritmo do coração realmente desempenha um papel crítico na resposta ao estresse só confirmou isso. O desafio foi como ajudar as pessoas a se conectar com o coração e mudar seu padrão de ritmo cardíaco para assim assumirem o controle do seu estresse.

O milenar!!! Meu ponto de vista e concepção sempre vasculha o passado para se fundamentar, e se acha na Medicina Tradicional Chinesa(MTC) a mais de 4.000 anos atrás essa distonia entre o coração, sendo a propulsora do estresse e desequilíbrios emocionais e físicos.

Para a Medicina Chinesa o Coração abriga a Mente (Shen). O Shen é utilizado para indicar toda a esfera dos aspectos emocionais, mentais e espirituais dos seres humanos. Como o Coração controla as atividades mentais, ele é responsável, pelo discernimento e pela cognição, ele também é conhecido como “raiz da vida e a origem da vida mental”.

A mente apresenta cinco principais funções: Atividade mental (inclusive emoções), consciência, memória, raciocínio e sono.

Quando o Coração é forte e o Sangue é abundante, a atividade mental é normal, a vida emocional é equilibrada, a consciência é clara, a memória é boa, o raciocínio é sagaz e o sono é restaurador.

Quando o Coração está fraco e o Sangue é deficiente, o indivíduo pode ter problemas mentais e emocionais, como depressão, déficit de memória, dificuldade de raciocínio, insônia ou sonolência, em casos mais extremos pode haver perda de consciência.

Por outro lado, agitação mental, depressão ansiedade e insônia podem causar deficiência de Sangue do Coração e desencadear palpitações, palidez cutânea e pulso fraco ou irregular. Quando o paciente se apresentar inquieto, agitado e não dormir bem, ele terá calor no Sangue do Coração.

Além da atividade mental, a mente também afeta o estado emocional. No nível emocional, o estado do Coração determina a capacidade que um indivíduo tem de estabelecer relacionamentos significativos.

O Coração e a mente saudáveis influenciam positivamente nossa capacidade de manter relações com outras pessoas. Quando o Coração é forte a mente também é forte e a pessoa é feliz.

Quando o Coração é fraco, a mente é deficiente em vitalidade e o paciente é triste ou deprimido. Quando o Coração estiver em condições de excesso o paciente pode desenvolver sintomas de doença mental inclusive depressão maníaca.

Remeto ao sábio Rei: “ Proteja, acima de tudo, o seu coração, pois dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23

Foto por Brett Sayles em Pexels.com

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo