Separação: Casamentos Infelizes

As pessoas casam-se cheias de ilusões e depois vem as decepções. Muito negativa essa frase? Mas infelizmente cresce o numero de pessoas que estão descontentes e insatisfeitas com o seu casamento.

Muitos acham que vão mudar seus parceiros(a) depois do casamento e caem na frustração quando percebem que eles não vão mudar e que são piores que na época do namoro(estão mais próximos e os defeitos se ressaltam). Nem todos se apercebem que o centro das atenções terá que ser o conjugue, e os primeiros dois anos as brigas aparecem quando:

  • Saem demais com os amigos
  • Deixam de demonstrar o que sentem
  • Não prestam atenção ao parceiro(a)
  • Críticas são excessivas

O que uniu, as qualidades logo observadas geralmente são as mesmas que vai afastar ou gerar crises. Ele(a) é muito dedicada ao trabalho, anos depois “ela(e) trabalha demais”, Frases como ele me dá o espaço que preciso meses depois “ele é muito distante.”  Ou então “Ele é bem tranquilo” depois “Ele é sem iniciativa, tudo sou eu que faço”. Então cuidado!!! Casamento não muda ninguém.

Se existe fases de crises? Sim tem a crise dos 2 anos, 5 anos, 7 anos e 13 anos. Se sobreviveu as dos 13 anos então alguns arrastam a relação capenga até alguma traição ou crises da meia idade.

Nem apresentarei estatísticas, já que é muito triste os números. O que aconteceu? Porque tantas pessoas estão terminando o casamento?

Quando o dia a dia: preocupações e ansiedades interrompem a comunicação a conexão emocional entre o casal fica comprometida. Cria-se lacunas e pode levar a perda do amor. Lembre-se o amor fica abafado pela falta de comunicação franca, atualizações da mentalidade, desejo, opinião, desapontamentos…e a distancia fica muito  grande sem diálogo sincero e franco escasso. Poucos gostam de DR= Discutirem a Relação, mas essa é manutenção desse laço. Se não gosta de intimidade e revelar suas emoções, sentimentos profundos e experiencia porque quer alguém tão próximo a você? Fique sozinho(a).

Se relacionar é um desafio, principalmente porque exige a manutenção da resolução de pequenos e grande conflitos. Quando se acumula desentendimentos, raiva, ressentimentos e problemas não resolvidos, um engole ou o famoso ‘deixa pra lá’, pode deixar um clima ruim e minar os sentimentos de um para com o outro. Diminuindo também o amor por falta de resolução de conflitos.

Ele(a) ficou diferente, quando já existe um hiato cultural a possibilidade de se distanciarem é maior. Tente sempre se atualizar, mostre sua direção, estilo, interesses, gostos…vai depender de você se distanciar ou trazer a pessoa para mais perto de você.

E se ele ou ela não querer te acompanhar? Entenda, escute e dá para respeitar. Preste atenção na história de cada um e no movimento e estrutura de personalidade, as vezes você já sabia que ele ou ela não a acompanharia.

Ser empático, perdoador, ter intimidade física e emocional, além de confiança e respeito são fundamentais em um casamento.

Antes de ser amantes, vocês foram amigos. Que a amizade permaneça e a atração transcenda o tempo.  

Foto por Megapixelstock em Pexels.com

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo