Insônia

Que  mundo é esse que vivemos que não ensinou as pessoas a dormirem, a se desconectarem, se acalmarem e suspenderem suavemente para uma  pausa tão necessária? O sono.

A insônia é descrita pela Sociedade Brasileira de Sono como dificuldade em iniciar e manter o sono ou presença de sono não reparador, o qual é insuficiente para o bem-estar físico e mental durante o dia (FILHO; PRADO, 2007).

Nos pacientes com insônia crônica são observados sintomas cognitivos, alteração de humor, irritabilidade, resultando na redução do desempenho acadêmico e profissional, diminuição do sistema imunológico, redução do metabolismo, redução da concentração e da memória, aumentando significativamente o risco de acidentes de trabalho, domésticos e de trânsito (FILHO; PRADO, 2007).

O que causa a insônia do ponto de vista médico?

As causas para ocorrência de insônia são: ansiedade, depressão, estresse, dor muscular, dor articular, uso de medicamentos e ambiente inadequado. E as doenças como: doença renal,  problema no fígado, insuficiência cardíaca, asma, apneia do sono, narcolepsia, síndrome das pernas inquietas, doença de Parkinson e hipertireoidismo também podem ser considerados causas de insônia, assim como fatores comportamentais inclusos o mal uso de cafeína, álcool e outras substâncias.

Ross (1997) afirma que a insônia depende de fatores relacionados à constituição do indivíduo, tipo de personalidade e seu estilo de vida.

Se algo natural e uma necessidade humana é hoje motivo de quase 40% das visitas clínicas a médicos no EUA, por que o homem não consegue mais dormir?

Quais são os fantasmas das camas ou do quarto? O silêncio? A escuridão? A competição, necessidade de mostrar competência ? Os  prazos, engajamentos, metas, aumento de Performance? Lembro-me de uma antigo político o Paulo Maluf que dizia “ Eu durmo pouco, umas 4 horas por noite.” Ele colocou em um contexto que isso traria vantagens sobre os opositores político, sei que lhe garantiu várias canceres, e como tem recurso trata-os fora do pais com a Medicina Quântica.  

Relaxar dos compromissos do dia seguinte e dar o comando de repouso, de cessar está difícil. Não adianta um medicamento se não há mudança de relação com a experiencia do adormecer e com o estilo de vida.

A ansiedade anda de mãos dadas com a insônia, assim como alguns Transtornos, em especial o Bipolar.

E o resto da sociedade?  A luz, vivemos no Iluminismo, a razão e a consciência é o elemento central da sociedade e sob o foco da luz temos medo de entrar em contato com a  vida interior, já que a restauração psíquica e orgânica sai do controle das pessoas. O sono é reparador e para nosso equilíbrio. Dormir bem é um dos pilares da saúde, como sai do poder da consciência alguns não se entregam a ele. Não existe mais quimeras, apenas ações.

Alias apenas depois de beber, fumar maconha, injetar, tomar comprimidos… ou pior ainda com combinações.

A insônia é um sintoma de uma sociedade desesperada, ansiosa e deprimida. A atuação no mundo e a vontade de ter controle e empreender amaldiçoa as mentes agitadas, medrosas, traumatizadas, preocupadas, gananciosas… tirando o prazer de uma noite tranquila e de um sonho pacífico e conciliador.

A ciência traz notícias, de as pessoas com mais de 65 anos são mais propensas a insônia, as mulheres também mais que os homens. Esse é o preço de tanta emoção, paixão, apego e papéis.

O sono, segundo a MTC, é influenciado pelo estado do xue(sangue) e do yin, especialmente do coração e do fígado, assim sendo a insônia pode ser decorrente da deficiência de xue(sangue) ou deficiência de yin, ou ainda, devido à invasão de calor patogênico (MACIOCIA, 2005).

Para Ross (2003), a insônia abordada segundo a medicina chinesa tem relação com distúrbio do espírito e do coração, sendo as síndromes da insônia semelhantes à síndrome de ansiedade e palpitação. Recorra a essa ciência milenar, ficará surpreso(a)

A acupuntura e insónia funcionam através da estimulação de determinados pontos espalhados pelo corpo, sendo possível reequilibrar o organismo, relaxar, acalmar a mente e recuperar o sono há muito perdido. Favorece ainda a atividade dos neurotransmissores como a serotonina, que ajudam o organismo a relaxar.

Sons da natureza ajudam. Em todas as culturas as Canções de Ninar ganham espaço na tarefa de adormecer bebes e crianças. As Músicas de acalanto mais que melodias suaves com  letras de um lugar sombrio, ataques e as vezes até de monstros, mas a garantia de uma mãe protetora, que está ali do lado ao adormecer. As músicas de acalanto dão segurança e o conforto. E essa mãe ou cuidadora nos desejava bom sono e proteção. Melhor ainda quando faziam cafuné, beijo na testa e uma oração. Como era gostoso!!!

Referências

FILHO, R. C. S.; PRADO, G. F. Os efeitos da acupuntura no tratamento da insônia: revisão sistemática. Rev Neurocienc 2007;15/3:183–189. Disponível em:  http://revistaneurociencias.com.br/edicoes/2007

MACIOCIA, G. Diagnóstico na medicina chinesa. São Paulo: Roca, 2005, 939 páginas.

ROSS, J. Combinação dos Pontos de Acupuntura: a chave para o êxito clínico. São Paulo: Roca, 2003, 487 páginas.

Foto por Andrea Piacquadio em Pexels.com

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo