Em comparação com a Psicanálise a MTC-Medicina Tradicional Chinesa também identifica o perfil do seu paciente, e isso é realizado desde o primeiro contato, o que ajuda na maneira de conduzir a sessão.
Existe dois grandes perfis de pacientes. Os que buscam a medicina chinesa , assim como a Psicanálise chegam de maneira consciente, por se identificar com a filosofia e as técnicas e por acreditarem em seus efeitos, costumam ser mais receptivos, mais interessados em conhecer e se doar ao tratamento, no caso da Psicanalise param de ser tão conscientes e falam sem grande elaborações racionais ou construção de concepções: cartase e na MTC participam de maneira efetiva de todo o processo e mudar seus hábitos.
O segundo perfil corresponde aos pacientes que chegam à Medicina Chinesa ou na Psicanálise por “falta de opção”, são os pacientes que já tentaram diversos tratamentos e, após muitas falhas na condução do Transtorno ou Perfil chegam a Psicanálise e também buscam a medicina chinesa.
Alguns por decepção a medicina convencional, alopática, ou ainda os pacientes que chegam por orientação médica, sem entender o que a medicina chinesa ou a Psicanálise podem fazer e quais são as diferenças e os tipos de tratamentos que pode encontrar.
Essa identificação, embora abstrata e relativa, como tudo na vida, é importante principalmente para entender o nível de aceitação, interesse e comprometimento do seu paciente. Muitas vezes, por exemplo, um paciente que chega por indicação médica só tem interesse naquele tratamento especifico, um foco, ou um mal estar ou dor.
Assim como na Psicologia existe técnicas que evitam a dor e querem amenizar o sofrimento, a psicanálise da o aporte para descobrir o porque sofremos e como lidar com o sofrimento.
Assim também alguns acupunturistas só tiram os sintomas e não descobrem o porque dos sintomas e não descobrem a causa das doenças.
A profundida do olhar da MTC e da Psicanálise é para poucos em contrastes com as mensurações científicas e indicações literárias elas nasceram para ajudar e não para lucrar. Psicanálise: Fundamento Depressão, psicossomática e pós guerra. MTC povo comum da china sem acesso a médicos e medicamentos.
Atacar a gênesis e enfrentar a essência é melhor para alguns, mas o mundo é cheio de paliativos, preconceitos, padrões pré estabelecidos. Que a luz de novos saberes ilumine os padecimentos da alma e do corpo!


Deixe um comentário