Não vou explicar a causa, já que são muitos fatores e a descrição deles perderia o foco, procure psicoterapia kkkk.
Vou falar do sofrimento que essas pessoas possuem. Alguns alunos ficam até tarde da noite fazendo os trabalhos de escola para que fique perfeito e tire a melhor nota.
Profissionais perfeccionista são mais propensos a estafa, problemas gástricos, insônia e muitas outras doenças.
O perfeccionismo faz com que as pessoas sejam “motivadas pelo medo de errar” ou “compelidas a ser o número um”. — The Feeling Good Handbook (Manual do Bem-Estar).
O perfeccionismo está relacionado com a ira crônica, baixa auto-estima, sentimentos de culpa, pessimismo, distúrbios alimentares como a anorexia e bulimia, assim como a depressão. Muita ansiedade, exigência pessoal, cobranças internas e com o tempo essas cobranças passam para os outros: familiares, amigos, colegas de trabalho…
A expectativa sobre si mesmo e não raramente sobre os outros os impedem de relaxarem e perceberem como o desenvolvimento nasce: de tentativas.
Pessoas aprisionadas ao perfeccionismo deixam de ter uma experiência de vida mais leve, sem o ônus de atingir a perfeição a qualquer preço. Até porque a perfeição como é concebida no mundo ocidental não existe. É UMA BUSCA POR UM IDEAL INATINGÍVEL.
Outro problema é a dificuldade de sentir satisfação, porque seu conceito sobre realização é doentio e fica em uma insatisfação constante, independentemente dos resultados.
Isso quer dizer que, o perfeccionista, tenha uma constante fonte de estresse, muitas vezes fazendo com que a pessoa se considere um fracasso.
Ainda vivemos em um mundo de incertezas, imprevistos, pessoas desleixadas e padrões em transformações. Relaxe e aprenda e enxergar os erros e falhas como sendo humano, porque você não está isento deste nosso legado.
Termino com um poema do Teórico da Gestalt-terapia Fritz Perls:
Amigo, não seja perfeccionista.
O perfeccionismo é uma praga, uma prisão.
Quanto mais você treme, mais erra o alvo.
Você é perfeito, se se permitir ser
Amigo, não tenha medo dos erros.
Erros não são pecados.
Erros são formas de fazer algo de maneira diferente,
Talvez criativamente nova.
Amigo, não fique aborrecido por seus erros.
Alegre-se por eles.
Você teve a coragem de dar algo de si.


Deixe um comentário