Seus cabelos estão caindo ou embranquecendo?

Saiba quais são os diferentes recados que os fios de cabelo dão sobre o corpo, de acordo com a MTC essa ciência oriental é bem interessante e complexa. Não adianta tratar de fora para dentro. O cabelo na medicina chinesa tem um papel importante. Ele serve para dar dicas preciosas sobre o funcionamento do corpo, com conexão especial com o sangue e os rins.

O Rim (Shen), na visão da Medicina Tradicional Chinesa tem um papel sobre os cabelos. Cabelos brancos

Algumas doenças, como a calvície, são causadas pela liberação vigorosa de Yang Qi (mais ativo, funcional e quente) através da cabeça. É por isso que se diz que pessoas carecas são cheias de vitalidade.

Já os cabelos brancos são causados pela diminuição do Yang Qi do Portão da Vitalidade (calor interior, que promove as funções e atividades corporais) naqueles que tendem a ter uma deficiência dos fluidos do rim.

Alterações emocionais

Sendo assim, alterações e flutuações emocionais também podem se manifestar nos cabelos, como por exemplo, a alopecia areata (condição caracterizada pela perda de cabelos ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo, que aparece em homens e mulheres). A medicina chinesa descreve uma importante associação entre o sangue e a nossa mente, de modo que estresse intenso, prolongado ou abrupto pode afetar nosso emocional e se manifestar como queda de cabelos, dada a relação entre o sangue e os cabelos.

Medicina chinesa faz o cabelo crescer?

Se a essência Jing(Energia pré celestial= vinda dos pais, ou pós-celestial a que armazenamos com estilo de vida: respiração, hidratação e alimentação) do Rim for abundante, o cabelo crescerá bem e será saudável e brilhoso. Se a essência Jing do Rim for debilitada ou estiver em declínio, o cabelo tornar-se-á fino, quebradiço, opaco e poderá cair.

No Su Wen, capítulo 1 diz: “Para uma mulher, a energia dos rins e torna ativa quando ela faz sete anos, quando os rins determinam a condição dos ossos, e os dentes sendo excessos de osso, seus dentes de leite caem e os dentes permanentes emergem se sua energia dos rins for próspera; como o cabelo é a extensão do sangue e o sangue é transformado a partir da essência dos Rins, seus cabelos irão crescer quando os Rins estiverem prósperos”.

No Su Wen, capítulo 10 diz: “O Rim controla os ossos e manifesta-se nos cabelos”.

O que não podemos esquecer também, é a relação do sangue (Xue) com o cabelos. O sangue também tem o papel de nutrir o cabelos, e para isso, é preciso que ele consiga chegar na cabeça. O Fígado (Gan), passa a desempenhar um papel extremamente importante pela sua função de manter o fluxo suave de Qi em todas as direções, levando o Qi e o sangue para cabeça, de forma suave e harmoniosa e se o Baço (Pi) não formar sangue adequadamente, também não ocorrerá uma boa nutrição dos cabelos.

E pensando no Coração (morada do Shen), as alterações emocionais, também podem se manifestar nos cabelos, fazendo com que o sangue não circule direito, causando ansiedade, stress, inquietudes, problemas emocionais.

FONTE: Os Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, Giovanni Maciocia e Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo.

Foto por Chloe em Pexels.com

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo