Hoje é o dia do Orgulho NERD- sigla pelas iniciais da Northern Electric Research and Development. Especificamente a Geração Z nascidos-1990-2009 que pegaram a transição do mundo analógico para o digital, e a Geração Y, ou Millennials nascidos 1980-1990. Essa Geração Y ganhou a expressão “geração floco de neve” foi acrescentada ao Dicionário Collins da Língua Inglesa.
Os “nativos digitais” nasceram em plena era da tecnologia e a busca de formas de aprendizagens e diferentes plataformas, além de conhecimento é excitante para eles. Costumam se relacionar muito bem por redes sociais, alias preferem relacionamentos a distância, são consumidores: pedir comida pronta, lanches, viagens, são colecionadores e gastam bastante com viagens, manias e coisas de seus interesses; mangas, filmes, cursos, cinema…
O dicionário Cambridge, o nerd e descrito como uma pessoa com dificuldades de socializar e que tem uma aparência estranha, não sendo atraente. Ali é ainda descrito que o nerd é alguém tímido e que possui dificuldades para se ajustar com as normas impostas na sociedade.
Com a Silicon Valley (Vale do Silício) e indústria americana de computadores em constante expansão, os nerds puderam gerar ganhos expressivos, com muitos deles tornando-se milionários.
O mundo do trabalho ainda é tradicional e segue uma norma: ‘Manda quem pode e obedece quem tem juízo.’ Isso para eles é torturante, pouco perfil para liderança. Na escola se esforçam para tirarem notas altas, mostrar que saber é muito importante, gostam de estudar.
Os filhos dos quartos, da tela bidimensional- não tem limites, fantasia, imaginação, sexo virtual,… porém da solidão, tristeza, ansiedade, depressão, automutilação e suicídio.
A ansiedade nerd é uma emoção comum entre os fãs de séries e filmes. Ela pode ser causada pela expectativa de assistir um episódio novo, medo de spoilers ou preocupação com o destino dos personagens.
EM 1996 assim que saiu aqui no Brasil o Livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman devorei, porque dar ao mundo o valor da Inteligência Emocional (IE), foi o que me salvou kkkk porque com auto estima baixa não ia bem na escola, únicas notas altas e máximas eram de Educação Física, Educação Artística e e Interpretação de Texto, o resto era mediana (não estudava em casa), nem sabia o dia que teria prova(sistema medíocre de avaliação), até anotava as datas, mas não abria o caderno.
Bom, segundo Goleman, a IE é a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar nossas próprias emoções e de reconhecer, entender e influenciar as emoções dos outros. Ele identifica cinco componentes principais da Inteligência Emocional: autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.
Lembro de uma mãe orgulhosa com o casamento de seu filho geração Y, fez um casamento Hollywoodiano, pagou muito caro tudo por 1 ano, mas o casamento desfez em 6 meses.
Outros aspectos que eles não possuem é interesse por: Arte, Habilidades Manuais e a Espiritualidade, já que teoria da conspiração e agnósticos não faltam na web. Enfim não sou NERD.
Freud (1856-1939), ao analisar algumas obras de arte (por exemplo, o Moisés, de Michelangelo), observou que elas expressavam manifestações inconscientes do artista, considerando-as uma forma de comunicação simbólica, com função catártica. A ideia freudiana de que o inconsciente se expressa por imagens, tais como as originadas no sonho, levou à compreensão das imagens criadas na arte como uma via de acesso privilegiada ao inconsciente, pois elas escapariam mais facilmente da censura do que as palavras. Apesar desse grande achado, o próprio Freud não chegou a utilizar a arte como parte do processo psicoterapêutico.
Para Lacan o inconsciente é o social. Para ele o sujeito individual depende estreitamente do seu tramite com a polis o que constitui os discursos do laço social.
Afinal O Livro Psicose e Laço Social de Antonio Quinet descreve a constituição estrutural da personalidade partir do discurso social quem está inserido nele: neurótico, ou os que estão fora do Discurso: psicóticos, esquizofrênicos, paranóicos e melancólicos.
Fica uma reflexão, sobre os NERDS.


Deixe um comentário