Neste final de semana está ocorrendo o 35º Congresso Internacional de Prática Ortomolecular, começou ontem irá até amanhã no Centro de Convenções Frei Caneca. Em paralelo ocorrem outros Congressos: Nutrigenômica, Fitoterapia e Envelhecimento saudável.
No Brasil a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC),desde 2006, incorporou as Medicinas Tradicionais e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).
Mesmo não sendo divulgado está ganhando espaço Internacional e Nacionalmente uma visão diferente da saúde e o bem estar, segundo um estudo que tem mais de 20 anos nos EUA sobre: Tendencias de uso de medicina alternativa, buscar novas alternativa que não seja remédios está exercendo uma forte influência na educação médica.
A maioria das escolas médicas dos Estados Unidos agora oferecem cursos de MCA que é “é o conjunto de diversos sistemas, práticas e produtos médicos e de atenção à saúde que não se consideram atualmente parte da medicina convencional” . Mas aqui, a maioria das escolas médicas brasileiras não dispõe em seu currículo de um espaço para discussão deste assunto.
.É claro que as Indústrias farmacêuticas são as inimigas. Depreciam, invalidam e queixam-se dos avanços científicos neste sentido.
Aqueles que acreditam na saúde, no equilíbrio e que encaram drogas só em último caso estão felizes com o avanço de Terapias Complementares.
A dois meses atrás, uma amiga que ficou 5 anos fora do Brasil se espantou a quantidade de Farmácias que a Cidade de São Paulo ganhou, sim isso não é bom.
Para quem não conhece a prática Ortomolecular, ela ganhou forma com Linus Carl Pauling, ganhador de 2 Prêmios Nobel o primeiro em Química com o trabalho :A natureza das ligações químicas e o segundo Premio Nobel da Paz pelas suas intervenções contra testes nucleares, o uso de bombas atômicas como armas de guerra e a construção de usinas nucleares. Faleceu com 93 anos.
Esse dedicado cientista dedicou-se mais à química relacionada à Mecânica Quântica, mas teve importantes contribuições nos campos da Química Inorgânica, Química Orgânica, Metalurgia, Imunologia, Anestesiologia, Psicologia, Radioatividade e Biologia Molecular (determinação da estrutura de proteínas e cristais). É também considerado o “pai da ligação química.”
Pauling definiu a prática ortomolecular como o emprego de “moléculas certas em concentrações certas”, visando tanto a prevenção quanto o tratamento de doenças. Esta abordagem promove saúde através do equilíbrio fisiológico e enzimático, graças aos nutrientes específicos como vitaminas, minerais e aminoácidos
A Pratica Ortomolecular tem como princípio: Reprodução, Revigoramento e Regeneração das células. Atua na prevenção, e tratamento de doenças crônicas, degenerativas e autoimunes: Obesidade, Diabetes, Câncer, Hipertensão, HIV, Asma, Aterosclerose, Artrite, Catarata…
O rápido aumento do interesse público e do uso de terapias alternativas e complementares está exercendo uma forte influência na educação médica. Em São Paulo, Teixeira et al. avaliaram o ensino de práticas não convencionais nas escolas de medicina e o interesse de estudantes e médicos sobre terapias alternativas, 85% dos Médicos em formação da USP, hoje possivelmente esse interesse tenha aumentado.
Eisemberg DM, Davis RB, Ettner SL, Appel S, Wilkey S, Rompay MV, et al. Trends in Alternative Medicine use in the United States, 1990-1997: results of a follow-up national survey. JAMA. 1998; 280: 1569-75
Teixeira MZ, Lin CA, Martins MA. O ensino de práticas não convencionais em saúde nas faculdades de medicina: panorama Mundial e perspectivas brasileiras Rev Bras Educ Méd. 2004; 28:51-9.


Deixe um comentário