O atendimento psicológico está permeados de uma escuta do corpo, os amigos e parentes também trazem problemas físicos nas conversas.
Com um olhar integrativo: bio-psico-social e espiritual, percebo o que estagnou a sinergia das pessoas. É importante achar a causa e não apenas identificar o problema: é como a Psicanálise.
Ninguém associa por exemplo, problemas alérgicos, dores de cabeça, irritabilidade, problemas dérmicos com o sistema digestivo. E se não for corrigido a origem a dependência de medicamentos continuara e pouco resolverá.
Prevenir doenças e evitar o envelhecimento precoce, além de tratar doenças crônicas é possível pela consciência dos processos biológicos e emocionais.
Preservar a vida, alimentar as células e reajustar nosso organismo é um sinal de amor próprio.
Quais os benefícios? Otimização das funções metabólicas e um estado de ânimo recuperado.
Quais são os inimigos da saúde? O ambiente em que vivemos com produtos químicos, pesticidas, fungos, mofos, bactérias, má alimentação, stress, sedentarismo, obesidade, alteração no sono do índice glicêmico e do colesterol entre outros. Isso indica que seu corpo está em desequilíbrio. Por isso dá importância ao processo de desintoxicação e regulação você dará força para o seu corpo funcionar bem, isso chama-se homeostase.
Hoje o Stress está literalmente matando, costumo disse que não é só a inveja que mata, o stress também. Ele é o nosso inimigo contemporâneo. A Scientific American explicou alguns prejuízos do Stress no nosso cérebro:
-Mata as células recém-formadas
-Contribui para a depressão(e praticamente todas as doenças orgânicas)
-Aumenta a vulnerabilidade a doença de Alzheimer e outras demências
– Inibe a formação de memórias no Hipocampo
-Danifica o córtex pré-frontal, encarregado das funções executivas que nos ajudam a raciocinar, estabelecer objetivos e tomar decisões
-Estabelece um sistema de Ansiedade generalizada.
-Dificulta funções relacionadas com a memória: dificuldade de fazer provas e exames acadêmicos, passar em concursos e vestibulares
Falei em meu livro e repito: A Medicina Integrativa não exclui o médico convencional, apenas soma outras abordagens terapêuticas apropriadas para a recuperação e manutenção da saúde.


Deixe um comentário