Receitinha de Bolo

A era digital, fugaz e líquida encurtou os neurônios e os reduziu, tudo rápido, fácil e visual. E os telômeros também encurtaram kkk. A vida reducionista faz com que as pessoas com muita pressa, queiram um conhecimento sintetizado, compacto, estreito, encolhido , enxuto e medíocre.

Fiquei sabendo de uma pessoa que dizia que lia muitos livros, contudo na verdade ela achou um canal do Youtube onde escutada a resenha dos livros, fiquei pasma. É disso eu estou falando, ler, rebuscar, caçar, se aprofundar e criar infinitas conexões é coisas do passado.

Por sua vez áreas tão complexas como a psicanálise sofre, chora e lamenta. Psiquiatras e psicólogos foram para a mídia dar “Receitinhas de bolo”, diagnósticos, entrevistas e podcast que virilizam e os que assistem se empoderam de poder, arrogância e “inteligência”.

É como levar uma criança para o interior e mostrar o céu estrelado e a criança se considerar um astrônomo, por conhecer o nome de alguns segmentos estrelares e visualizar sem lente de aumento alguns planetas e estrelas.

No Universo há 10 sextilhões de estrelas, apenas 5.000 são visíveis, e que compões 1 Trilhão que de Galáxias, que são constituídas de: estrelas, asteroides e satélites.

E cada Galáxias, e suas partes, se diferem de forma, cor, composição e sons. Quanto mais sabemos, mais humilde nos tornamos e percebemos a trilha incansável que é garimpar o conhecimento.

Já fui convidada para Podcast, curso, palestra… e recuso, já que timidez não permite.

Sobre diagnósticos:

Há na história da psicanálise os teóricos estruturalistas, o principal dele Jacques Lacan., e seu nome dá arrepio na maioria dos estudantes de psicologia, contudo esse gênio foi sucessor de Freud. Em 1953 Lacan se desentendeu e saiu da IPA-Associação Internacional da Psicanálise em Paris, por causa do conceito de estruturalismo.

O estruturalismo apresentava a possibilidade do rigor metodológico e uma esperança, principalmente para as ciências humanas, de se fazer ciência sem se apoiar no historicismo e no humanismo.

Poucos sabem que o estruturalismo foi produtor de uma consciência crítica frente às tradições vigentes que o colocou no hall de uma ciência moderna. Em diferentes níveis, o estruturalismo possibilitou uma reflexão e um diálogo entre o rigor metodológico das ciências exatas e da natureza com as ciências sociais, que, até então, eram marginalizadas, tratadas como uma espécie de subciência.

Ele rompe com o naturalismo e biologismo e se enriquece dos conceitos de Levi-Strauss, Roman Jakobson e Saussure e define que para encontrar e saber quais são as estruturas de personalidade, o instrumento seria a escuta, ou seja, está na FALA.   

O projeto lacaniano rumo à “restauração da originalidade freudiana da experiência do inconsciente, sob a égide de uma hipótese tão audaciosa como esta: o inconsciente é estruturado como uma linguagem” (Dor, 1989, p. 12).

Por que falo de estruturas? Os blogueiros, ‘corpo fala’, regras para ser feliz, como aliviar o estresse, aprender diagnóstico, psicanalise de resultado…e tantos outros são propostas imediatistas para leigos, nem arranham um universo imenso e complexo.

Podemos aprender muito a partir dos entendimentos das Estruturas, não abominem Lacan.

As principais estruturas que são: Histérica, Obsessiva, Fóbica, Perversa, Psicótica, Melancólica e Psicossomática.

Sobre esse raciocínio vamos adicionar as Psicopatologias, Traumas, Stress, Problemas Sociais, Genéticos, Familiares… e as comorbidades. Gente o DSM_V tem 948 páginas kkkk é disso que faço referência.

Para quem não o conhece ele é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da APA- Associação Americana de Psiquiatria, considerado o elo entre a Psicologia e Psiquiatria.

Então reflitam sobre o caminho do saber, sejam mais perspicazes e não aceitem aproveitadores de uma psicologia (antigamente chamávamos de Banca de Jornal) ´atualmente: Google e mídias sociais. Leiam e se debruçar  em um saber profundo, não lhe permitirá dar  títulos a ninguém. Não  congelem opiniões e conceitos. Ainda questiono; é  para ajudar os outros? O objetivo e as intenções dizem muito sobre o seu coração. Não há “receita de bolo”,  na psicanálise e nem na psicologia.

Foto por Pixabay em Pexels.com

2 respostas para “Receitinha de Bolo”.

  1. Perfeito e como é gostoso sentir as paginas de um bom livro aquele cheirinho do papel,poder parar e ficar imaginando as cenas, as falas ….

    Vou te contar um fato da minha adolescência, bem , no meus anos de colégio se lia pelo menos um livrobpor mês e tínhamos que fazer um resumo e o mestre de português ou língua portuguesa escolhia no dia da prova para avaliar nosso entendimento. E um colega se achando muito mais rápido e esperto nos disse eu não perco tempo como vocês…leio o prefacio e o epílogo e ja sei o resumo ….Mas ele se esqueceu que a nossa mestre era muiiiiiito mais vivida que ele e que talvez ja tivesse tentado isso também, quem sabe rsrs. E ela fez cinco perguntas dicertativas de partes dos dialogos ….já imagina o resultado. E hoje as pessoas veem qualquer trechinho de uma matéria profunda e saem se achando o supra sumo e muitos vão no tik tok da Internet e fazem do fake verdades avassaladora de verdadeiro conhecimento. Parabéns Sônia, se faz necessário resgatar valores ,você é muito especial;

    Rosana S.B.Spino

    Curtir

  2. Querida Sônia que sensibilidade. Claro que por sermos da área de saúde mental muitas pessoas podem achar que queremos exclusividade ou não empoderar as pessoas com conhecimento. Mas esse acesso não empodera ninguém! É raso e simplista e serve na verdade para fins comerciais. Que sua reflexão alcance muitas pessoas

    Curtir

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo