O que mais se fala além de Saúde Mental são as Dietas, mas vamos ser sinceros. Quem não sabe que o que comemos é importante para a Saúde? Alergias, Inflamações, Cansaço, dores, diabetes, Obesidade, Gota, Problema cardíacos, Depressão, Ansiedade, Degenerativos, Digestivos…tudo relacionado ao que levamos a boca.
Forte são os que por medo, precaução ou cura estão adeptos de dietas rigorosas! Parabéns, e digo mais avise os amigos e parentes que há restrição em seu cardápio, somo obrigados a apoiar esse Tratamento: a alimentação.
Comer é tratamento, como já previam alguns nos séculos passados.
Passamos por uma revolução alimentar e nosso organismo não conseguiu se adaptar por tantas mudanças, as lavouras fornecem com quase de 50% a menos de nutriente devido a exaustão do solo, assim como técnicas de aumento de produtividade, sem contar com agrotóxicos, além do limite permitido.
O consumo de refrigerantes, aditivos químicos e neurotóxicos, doces, salgadinhos, bolachas, tempuras, fast foods… desafiam diariamente as defesas do nosso organismo, que já não sabe retirar nutrientes para poder se defender de todas estas agressões.
A muitos anos atras, antes da Pandemia, assisti uma entrevista em um Programa no GNT com a duas irmãs do Gilberto Gil a Preta Gil a outra que tinha um programa de culinário a Bela Gil, e a Preta Gil ria e se divertia dizendo eu não era coelho, cavalo…para comer mato como a irmã Bela, mas que preferia hamburgueres, pizzas, bacon e refrigerantes. O velho adágio: ‘quem ri por ultimo ri melhor,’ é fatídico com essa mesma personagem que desdenhou lutando por um câncer que se iniciou no intestino e que hoje com muitas metástases no corpo.
Reduzimos a ingestão de vitaminas, minerais e ácidos graxos a nível abaixo do mínimo necessário, o que explica o atual quadro epidemiológico de doença crônicas e das taxas de câncer e das alterações do comportamento da sociedade.
Quando dormimos pouco ou mal, estamos estressados, nervosos ou tristes o ataque aos carboidratos ´não é coincidência. Regulamos nosso apetite ao humor e sentimentos. Tudo está relacionado.
A história do homem se confunde com a história da alimentação e da Nutrição, como ciência e saúde, acompanhando a medicina cartesiana dentro do modelo biomédico, hoje está em cheque, já que o aumento de doenças crônicas não transmissíveis os fazem procurar formas preventivas, ao invés de só tratar doenças.
A mudança do estilo de vida está na mudança do hábito alimentar. Mais de 70% de nossa saúde é de nossa responsabilidade.
Acredito em uma visão muito positiva e atual, já que nosso corpo tem a capacidade de se curar. O estado de saúde é a soma diária de fatores como alimentação, água, ar, exercícios, sono, trabalho, relacionamentos e estresse. Essa é a visão INTEGRATIVA.
Quem quer viver mais, melhor e com mais energia? A nutrição tem impacto decisivo na saúde, recuperação e prevenção de doenças.


Deixe um comentário