Acompanhante Terapêutico

Após a reforma Psiquiátrica esses profissionais possibilitam a inserção no social.

O binômio da loucura é exclusão, já que a psicose pode incidir restringindo os vínculos do sujeito. por isso desde a Pandemia muitas pessoas se descompensadas. Acompanhar pacientes ao Banco, Farmácia, Shoppings, Cinema, Clube, Praia … é para auxiliar nas tarefas simples, e estar ao lado até mesmo para assistir TV e preparar uma refeição.

A palavra Acompanhante Terapêutico  vem da etimologia – oriunda do latim accompaniáre- condiz com a ideia de companhia ou conjunto de pessoas que comem seu pão juntamente.

O AT pode, dentre outras coisas, cumprir o objetivo de evitar uma eventual internação, na medida em que compõe um aparato terapêutico extra muros capaz de oferecer uma contenção simbólica àquilo de excessivo que poderia levar à internação, e isso mesmo quando não é utilizado em uma carga horária extensa.

Via de regra, o trabalho de AT, por mais que frequentemente implique algo próximo a um corpo a corpo entre AT e sujeito acompanhado, não inclui contenção física senão dentro de limites simbólicos, quando ela vale muito mais pela pantomima do não do que pelo uso efetivo de força física.

Por outro lado, o AT implica a participação do sujeito acompanhado em um acordo que pode ser evocado em momentos- limite como forma de evitar o desencadeamento de situações que usualmente podem levar ao recurso da internação ou a alguma forma de exclusão do sujeito em relação à sua comunidade.

Em casos determinados, seja pela menor gravidade, seja pelas características do sujeito, mesmo poucas horas de acompanhamento terminam por produzir ou para colaborar com a promoção do que chamamos acima, em sentido largo, de contenção simbólica.

Essa proposta é o expoente da comunidade terapêutica, e avessa a Retiros e isolamentos, já que a melhora emocional está em levar a pessoa a sua rotina, fortalecer uma ponte para a vida pessoal e social, visto que o fortalecimento de capacidades egóicas e são o caminho para a cura, retomar a vida: profissional, acadêmica, intelectual e espiritual.

Linhas que aderem: hipnose, regressão e muita importância aos sonhos(exceto o que eles representam medo, desejo, traumas…), drogas psicodélicas…não são calcados no viés médico, ou científico e foram abandonos em 1905 por Freud e Associação Internacional da Psicanálise.

A evolução da História da Psicanálise que traz a sofisticação e boas perspectivas do Estruturalismo e não do abismo escuro do intangível e apenas emocional(ics), é preciso direcionar pessoas com problemas emocionais para a um dispositivo que alarga o proposito institucional. É vindo para fora na superfície que; Crescemos e nos Desenvolvemos no : REAL, como Lacan aponta. Além dos conceitos da neuroplasticidade. Infelizmente há fake até na Psicologia kkkk

Na premissa da ruptura psicótico com a realidade, do fóbico com a evitação social e do paranoico com as ideias de perseguição. A articulação psiquiátrica e psicanalítica traz esse dispositivo, com pessoas capazes de  escutar delírios e distorções, mas atravessar e dar a sustentação e suporte do envolvimento e lações sociais.

Articular e trabalhar a inclusão simbólica, uma vez que os efeitos do real favorecem a construção do sintoma.

É o acolhimento efetivo do sujeito. Ele é configurado também para o tratamento de neurose e manejo de transferência para a construção do fortalecimento de vínculos. Um setting ambulante e mobilidade em duplo sentido.

Referência:

Deleuze, G. (1992). Os intercessores. In Deleuze, G., Conversaçőes (pp. 151-168). Rio de Janeiro: 34 Letras.

Equipe de Acompanhantes Terapęuticos do Hospital Dia a Casa (1991). A rua como espaço clínico. São Paulo: Escuta.

Hermann M.C. – Acompanhamento Terapêutico e Psicose- Articulador Real, Simbólico e Imaginário-UMESP- SBC, 2010.

Foto por Saeid Anvar em Pexels.com

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo