Estamos no final de 2024, porém ainda há rigidez mental!!! Em mundo líquido assisto pessoas com erro lógico no padrão de pensamento, informações e cognição. Nem são autistas ou neurodivergentes, mas apresentam padrões fixo de cognição, crenças e percepções. A TCC- Teoria Comportamental Cognitiva descreve bem esses pensamentos. já que mapearam padrões de pensamentos bem típicos de pessoas com Depressão e Ansiedade.
Já escrevi sobre isso, mas irei repassar sobre a mentalidade fixa: ou como Carol Dweck, as denominou, pessoas com mindset fixo são aquelas que se comportam como se as capacidades, habilidades e inteligências fossem fatores imutáveis.
Esse tipo de pessoa é super resistente às mudanças, uma vez que acredita que as qualidades e fraquezas das pessoas são questões natas e não podem ser alteradas com o tempo. esforço ou pior ainda quando é distinta de classe social. Por exemplo: ou alguém nasce inteligente ou não; ou um colega sabe como resolver um determinado problema ou não, uma classe profissional é melhor que outra, apenas quem faz isso pode estar certo…
Para essas pessoas não há muito a ganhar com as tentativas. Aliás, nesse ponto, essa forma de pensar é ainda mais problemática: esse perfil acredita que quem se esforça para fazer algo, no fundo, não tem capacidade para tal, já que, se tivesse, não teria que fazer tanto esforço. Tentem a se auto-invalidar e fugir de obstáculos. Por isso, esse grupo não lida bem com desafios e é bastante comum vê-lo desistindo sem nem mesmo tentar.
Dificuldade de aceitar feedbacks, muitas dificuldades em admitir os próprios erros e, consequentemente, de aprender com eles. Afinal, o grupo enxerga as falhas cotidianas como fracasso e, já que a vaidade e o ego são fatores bastante atrelados a essa mentalidade, é comum que, quando os erros ocorrem, esses indivíduos já busquem logo um culpado ou que fiquem se justificando ao invés de fazer melhor.
Outro fator preocupante quanto a esse tipo de mindset é que há uma enorme tendência à acomodação. Por medo de tentar ou dificuldade que é comum nem mudanças olham como sendo ameaçador o constrangimento do novo e diferente.
Da mesma forma que esses indivíduos podem desistir fácil de tarefas que considerem ser além de suas capacidades, eles podem deixar de se desenvolver quando o foco forem as atividades que conseguem desempenhar bem, pouco senso crítico.
Afinal, essa mentalidade não objetiva o aperfeiçoamento, já que entende que a perícia em determinadas áreas é fruto de talento natural. Pessoas com o mindset fixo olham para um cantor de sucesso, que se dedicou à música por uma vida inteira e fez dezenas de sacrifícios em nome da carreira, e simplesmente atribuem todas as conquistas ao seu dom natural. Isso quando o motivo não for sorte ou mesmo a intervenção de algum tipo de força divina…
A baixa abertura para novas experiências e preocupação com a imagem, querer resultado e não usufruir do processo de crescimento e aprendizagem assim como outros padrões de pensamentos prejudiciais ao bem estar emocional deixam quem tem um Midset fixo mais propenso a: cansaço, burnout. Isolamento social e depressão.
Enquanto o mindset fixo assume que cada pessoa tem habilidades e competências que as acompanham desde o nascimento e que não há muito o que fazer a respeito, o exato contrário acontece com o mindset de crescimento.
Pessoas com esse tipo de mentalidade o mindset de crescimento, são mais receptivas às mudanças e acreditam que o potencial pode (e deve) ser desenvolvimento com tempo, estudo, dedicação, erros e acertos. Por isso, elas estão sempre abertas ao aprendizado, às novas experiências, ao desenvolvimento de novas habilidades e, claro, à busca pelo aperfeiçoamento naquelas que já possuem.
O que traz esses pensamentos e padrões rígidos? Como uma psicanalista digo é o que eles sentem, vem de dentro as pulsões e impulsos de desamparo, insegurança e angustia é o que os capsulam e deixam herméticos. Sinto muita pena daqueles que não conseguem se abrirem para novas concepções mentais, saberes e experiências emocionais e espirituais.


Deixe um comentário