Não pare de sonhar

“Enquanto você sonha, você está fazendo o rascunho do seu futuro.”-Charles Chaplin. Para ele a pessoa não morre quando o coração para de bater, mas quando ela deixa de sonhar.

Sim precisamos de projetos e alvos que nos impulsione. Lastimo muito pessoas sem ideais. E de preferencia sem tanta influencia do exterior, o sonho pode ser algo simples, alcançável e  exequível(aprender mandarim em 12 meses é irreal.). Aproveita esse finalzinho de ano para planejar e elaborar 2025, menos rigor e mais amor!

Sonhar para diferentes culturas representa orientações e as vezes até contato espirituais, como alguns exploram. Detalhe hoje não é assim que podemos conhecer o Verdadeiro Deus e seu propósito.

O  biólogo e neurocientista Sidarta Ribeiro, autor do livro O oráculo da noite: A história e a ciência do Sonho fala da multiplicidade de crenças sobre os sonhos.  

Para a Psicanálise os sonhos geralmente correspondem a representações de emoções imprecisas, indistintas e difusas, referentes a conteúdos , aspectos e faces do Self que ainda não se desenvolveram suficientemente  e não atingiram plena forma e maturação.

Nos sonhos há a liberdade das disposições inconscientes empenhadas em alcançar manifestações conscientes, por isso eles apresentam conteúdos conflitivos, aspectos camuflados ou eliminados, movimentos incipientes e inestruturados, faces desconhecidas, etc., dentro do amplo reservatório de possibilidades existentes no Self.

Eles são, por assim dizer, uma sementeira de fertilização desse reservatório e uma oportunidade para o surgimento de novidade e da surpresa, sejam ou não determinadas pelas influencias do Ser Interior.

Uma das funções consistente em tornar mais claras e precisas as noções a respeito de obscuras questões inconscientes e em tentar oferecer , ainda que precariamente, unidade de sentidos.

Como na vida desperta a diversidade dos estímulos e a focalização sistemática são elementos que dificultam a percepção e a compreensão dos fatos, encontram-se na vida onírica melhores condições para um mergulho em profundidade.

Relacionamento da vida em geral passam a ter por substrato a mesma fonte que se origina a vida onírica; Transformações, medos, desejos… tudo isso se passa a noite em nossa mente. No mundo do tudo é possível ou não a força e o valor que alguns dão para eles é inadequada. Já que há formas mais claras e sutis do material inconsciente além dos sonhos, medicamentos e condições físicas podem poluir e prejudicar essa condição.

A realidade, é nela que crescemos! Vamos acordar e nos fortalecer para viver com planos, projetos e perspectivas. Em O mal estar da civilização, Freud aponta o relacionamento com os outros a causa de maior sofrimento do homem. O mal-estar na civilização é o mal-estar dos laços sociais. Fumar, cheirar, beber ou tomar comprimidos para sonhar, sair da realidade é fuga. Termino com Fernando Pessoa. Entre o sono e o Sonho:

Entre o sono e sonho,
Entre mim e o que em mim
É o quem eu me suponho
Corre um rio sem fim.

Passou por outras margens,
Diversas mais além,
Naquelas várias viagens
Que todo o rio tem.

Chegou onde hoje habito
A casa que hoje sou.
Passa, se eu me medito;
Se desperto, passou.

E quem me sinto e morre
No que me liga a mim
Dorme onde o rio corre —
Esse rio sem fim.

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo