Atendo pessoas que sofrem com algumas relações, casamentos dolorosos e penosos e depois de pouco meses de separação sentem saudades da relação o qual se libertou. Conheci uma pessoa que tinha uma casa herança de família em um ótimo Bairro de São Paulo: Brooklin/Berrine e disse que jamais venderia a casa para os empreendimentos imobiliários…posição contra a transformação urbanística da Cidade…já conversou com pessoas que só falam do passado? Família, infância, quando estava na Escola, Graduação…de onde trabalhava, de pessoas que faleceram…”como eram as coisas do antigamente…”
Por que não conseguem satisfação e contentamento no presente? Por que apresentam problemas adaptativos? Que sentimentos são esses que arrastam para uma realidade que já foi(passado) e as fazem ficarem pressas(nostálgicas), suspensas de progredirem, mudarem e olharem para o futuro com otimismo?
Recebi uma mensagem a alguns dias atrás: Atestados médicos com os dias contados? O que vai substituir o papel? Mostrando a revisão da plataforma digital do CFM para que os médicos possam emitir laudos, receitas, afastamentos para INSS…a e Era Digital chegou!!! O CFM afirma que os benefícios propostos por esta modernização tecnológica seja disponibilizados a médicos, pacientes e empregadores., ou seja, tudo MUDA.
Se atualizar é pegar o trem, como falo. Mas psicologicamente o que acontece com quem “anda de com o freio de mão puxado?” E resistência a mudanças?
A personalidade das pessoas começam a serem formadas desde o começo da vida, logo após o nascimento. Inicialmente tudo se apresenta de forma indiferenciada. Só existe o ID que, por ser quase que totalmente inconsciente, é a parte mais obscura e impenetrável da personalidade.
Somente quando o contato com a realidade externa vai se intensificando e que o Ego e o Superego se desenvolvem, o EGO como mediador entre o desejo e a realidade, integrador das exigências do Id, do Superego e da realidade externa e como organização que tende a garantir a segurança e a sanidade da personalidade proporcionando estabilidade e identidade ao indivíduo, e o Superego como instância crítica e punitiva para o Ego, que tem funções como a consciência moral, a auto-observação e a formação de ideais.
Uma pessoa deprimida, geralmente tem um Superego exigente, Ego reprimido e um Id sufocado kkk O delirante, hipomaníaco e Maníaco destrói o Superego, os psicóticos pouco Ego e muito ID…e assim vamos nessas alterações.
A força do Ego que fornece a capacidade de resolver problemas, boa adaptação com o presente, mediar entre o desejo e a realidade e integrar as exigências do Id.
O início da vida de uma pessoa é de suma importância para a formação da personalidade e caráter de uma pessoa. Muitos Mecanismos de Defesa são desenvolvidos para combater algumas angústias e por isso mobiliza energia do ego que chega desvitalizado e sem forças de construção e pensamento otimista da realidade e do futuro.
Então a capacidade adaptativa depende do EGO, doenças sintomas, fobias, compulsões, relacionamentos fugazes, vazios…tudo isso precisa de psicoterapia para fortalecimento dessa instância psíquica. Não ataque quem deseja te impulsionar para frente ou para coisas novas, alguns só querem ajudar.
Lembre-se do que o Sábio Salomão disse: “ Não diga:”Por que os tempos antigos eram melhores do que os atuais?” Pois não é a sabedoria que o faz perguntar isso.” Eclesiastes 7:10. Ou o Conselho do Maior Homem que já viveu: “Ninguém que tiver posto a mão num arado e olhar para trás está apto para o Reino de Deus.” Lucas 9:62
OLHE PARA FRENTE, busque força e ajuda, assim como pessoas novas que lhe impulsione para crescimento, amadurecimento ou novas perspectivas.


Deixe um comentário