Vazio Existencial

No início este mês Elon Musk disse na mídia: “ A Terra vai ser incinerada”.  No antigo Twiter ele tinha 133.069.129 seguidores, ainda é um dos grandes influenciadores digitais. Com palavras ácidas e sem esperanças muitos fazem sucesso. Como o mundo é perverso quando falo que ele está equivocado e provo através de um livro inspirado o contrário sou tida como louca!  “Uma geração vai e outra geração vem, mas a Terra permanece para sempre.” Eclesiastes 1:4.

Um dos estudiosos do comportamento humano em seu livro: Assistência Logoterapêutica. Pensamento sobre prevenção de suicídio, Dr. Luka disse que um dos aspectos que favorecem os casos de suicídio, a indiferença total. Que seria o vazio interior, caracterizada pela falta de valor de toda a existência, o que gera a sensação de falta de sentido da vida, que é quando o sujeito procura algo que tenha sentido e essa busca não tem sucesso e ocorre a “frustração existencial”.

E o que é mais preocupante para a logoterapia é que essa frustração existencial não gera somente o suicídio, mas também gera a incapacidade de o indivíduo se contrapor a ideia de suicidar-se.

Já que ele está diante de um caos na sua vida, e mesmo quando não tem forças nem para o cometer o suicídio vivem em um suicídio gradativo, morrendo de forma lenta, quando não realiza mais nenhuma atividade e vive apenas num ambiente negativo, essa frustração é resultante do vazio existencial que gera no sujeito o tedio, a apatia, a sensação de falta de futuro, que são respostas emocionais e desencadeiam a neurose noogênica que é quando a frustração existencial se torna patogênica.

A neurose noogênica, termo da logoterapia,  está relacionada à capacidade da mente em criar, inovar e transformar a realidade. Assisto hoje o ensino péssimo, gerando poucos pensadores, já que podam quem pergunta ou quem quer saber mais que um Curriculum restrito. Sem Pensar. Refletir, Questionar ou CRIAR temos uma geração com um vazio existencial imenso. Por isso das fugas, compulsões, ou melhor: pulsões de morte e princípio do prazer (Lacan ” Mais Gozar”).

O pior de tudo são algumas filosofias, criadas e ‘inspiradas’ para gerar angustias e solidão:

Positivismo: Conceito de que todas as ideias de natureza religiosa são tolice não comprovável e que o objetivo da filosofia é unir as ciências positivas para constituírem um todo.

Existencialismo: Seus defensores foram muito influenciados pelos horrores da Segunda Guerra Mundial e, por isso, passaram a ter um conceito pessimista sobre a vida. Enfatiza o exame da angústia do homem em face da morte e do vazio da vida. O autor existencialista Jean-Paul Sartre dizia que, visto não haver Deus, o homem ficou abandonado e existe num universo que é absolutamente indiferente.

Cepticismo: Este afirma que é impossível, por meio de observação e raciocínio, obter um conhecimento objetivo e universal: qualquer verdade sobre a existência.

Pragmatismo: Este calcula o valor real de nossas convicções apenas na sua relação prática com os interesses humanos, tais como a remodelação da educação, da moral e da política. Não leva em conta que a verdade propriamente tenha algum valor.

O sentido da vida é reconhecido através do reconhecimento de que temos Criador, e que ele não nos abandonou ele tem um propósito para toda a humanidade. Se desejar saber sobre o por que da vida? Por que sofremos, adoecemos e morremos? O que acontece na morte?  Onde fomos feitos para viver? E muita outras questões existenciais/espirituais entre no site JW.ORG site mais acessado do mundo, mais traduzido e fonte segura de informação confiável e consolo.

Foto por Asad Photo Maldives em Pexels.com

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo