Me engana que eu gosto

Acho que a humanidade vive essa premissa, ama ser enganada. O gênio Sigmund Freud mudou muito seus conceitos e sempre os estreitava a luz de ciência, como aceitou Lacan, Ferenczi e outros. Em 1920 ele mudou sua primeira tópica de Consciente, Pré-consciente e Inconsciente , assim como alterou a questão da sexualidade e posteriormente a Libido. Se formos para Lacan veremos que o ICS- Inconsciente está em todas as instâncias: Simbólico, Imaginário e no Real.

Lacan mudava o tempo todo, ele se deslocava, ele se mexia, e trazia novos conceitos ele modificava, ele se organizava a partir de um Furo, sim nosso Simbólico é um Furo. Passamos nossa existência a nos defender deste Furo, já que ela é central em nossa vida.

Mas porque os junguianos insistem em  deificar o inconsciente? O coloca no ponto central de sua teoria e por isso foi para crenças espiritualistas e esotéricas? Freud evoluiu, mas Jung entrou em colapso mental e sob influencia demoníaca escreveu seu Mestrado e Doutorado.

Com o que ele se conectou? Com Mitos, Rituais, Imagens, Astrologia, Imortalidade da “alma”, Arquétipos, Símbolos e todo tipo de práticas, idênticas aquelas criadas por outro cara que foi também inspirado por criaturas rebeldes: Nabucodonosor.

Trazer a ‘Cultura’ e inseri-la na Psicanalise é uma grande armadilha. Na verdade foi resgatar práticas do império caldeu e o governo de Nabucodonosor é considerado um dos períodos mais áureos da Mesopotâmia.

O que tinha em seu império? A evidência derivada de escavações e de textos antigos indica a existência de mais de 50 templos. Ali foi o berço de todas as religiões. O principal deus da cidade imperial era Marduque. Na religião babilônica também se destacavam tríades de divindades. Uma delas, composta de dois deuses e uma deusa, era Sin (o deus-lua), Xamaxe ou Samas (o deus-sol), e Istar; dizia-se que estes eram os governantes do zodíaco. E ainda outra tríade era composta dos diabos Labartu, Labasu e Accazu. A idolatria evidenciava-se em toda a parte. Babilônia, de fato, era uma terra de imagens entalhadas, de imundos ídolos sórdidos, sacrifícios e rituais sem sentido, preses decoradas, roupas, superstições…

Quando se  mata o pai, como Jung fez com Freud e o Rei babilônico fez com o Dador da Vida, as pessoas se conectam ao Grande Rebelde que foi o primeiro a romper com a Lei-O PAI-(Jeová), foi Satanás o Diabo. Um grande detalhe sobre o originador da religião falsa, Jesus Cristo quando esteve na Terra o identificou como sendo “O Pai da Mentira” – João 8:44.

Sim quem se revolta com normas, regras e deseja independência total se identifica com essa criatura que desrespeitou a condição de criatura a quis ser Criador.

Volto para a Psicanálise. O Neurótico Obsessivo cria sua própria  religião, sua seita e rituais próprios para  omitir suas falhas e desejos. Odeia ser exposto e assumir sua vulnerabilidade, trabalha e faz tudo de modo omisso e supostamente inocente para granjear respeito e controle e por vezes poder. Não quer se submeter seu desejo ao Criador e nem ser classificado como pecador, ou faltante.

Anula o afeto, mas o afeto está neles, mas eles abandonam e se distanciam de quem eles gostam, para não se sentirem faltantes. Misturei religião com psicanalise? Não fui eu foi Jung.

Foto por Hurrah suhail em Pexels.com

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo