Acho que a humanidade vive essa premissa, ama ser enganada. O gênio Sigmund Freud mudou muito seus conceitos e sempre os estreitava a luz de ciência, como aceitou Lacan, Ferenczi e outros. Em 1920 ele mudou sua primeira tópica de Consciente, Pré-consciente e Inconsciente , assim como alterou a questão da sexualidade e posteriormente a Libido. Se formos para Lacan veremos que o ICS- Inconsciente está em todas as instâncias: Simbólico, Imaginário e no Real.
Lacan mudava o tempo todo, ele se deslocava, ele se mexia, e trazia novos conceitos ele modificava, ele se organizava a partir de um Furo, sim nosso Simbólico é um Furo. Passamos nossa existência a nos defender deste Furo, já que ela é central em nossa vida.
Mas porque os junguianos insistem em deificar o inconsciente? O coloca no ponto central de sua teoria e por isso foi para crenças espiritualistas e esotéricas? Freud evoluiu, mas Jung entrou em colapso mental e sob influencia demoníaca escreveu seu Mestrado e Doutorado.
Com o que ele se conectou? Com Mitos, Rituais, Imagens, Astrologia, Imortalidade da “alma”, Arquétipos, Símbolos e todo tipo de práticas, idênticas aquelas criadas por outro cara que foi também inspirado por criaturas rebeldes: Nabucodonosor.
Trazer a ‘Cultura’ e inseri-la na Psicanalise é uma grande armadilha. Na verdade foi resgatar práticas do império caldeu e o governo de Nabucodonosor é considerado um dos períodos mais áureos da Mesopotâmia.
O que tinha em seu império? A evidência derivada de escavações e de textos antigos indica a existência de mais de 50 templos. Ali foi o berço de todas as religiões. O principal deus da cidade imperial era Marduque. Na religião babilônica também se destacavam tríades de divindades. Uma delas, composta de dois deuses e uma deusa, era Sin (o deus-lua), Xamaxe ou Samas (o deus-sol), e Istar; dizia-se que estes eram os governantes do zodíaco. E ainda outra tríade era composta dos diabos Labartu, Labasu e Accazu. A idolatria evidenciava-se em toda a parte. Babilônia, de fato, era uma terra de imagens entalhadas, de imundos ídolos sórdidos, sacrifícios e rituais sem sentido, preses decoradas, roupas, superstições…
Quando se mata o pai, como Jung fez com Freud e o Rei babilônico fez com o Dador da Vida, as pessoas se conectam ao Grande Rebelde que foi o primeiro a romper com a Lei-O PAI-(Jeová), foi Satanás o Diabo. Um grande detalhe sobre o originador da religião falsa, Jesus Cristo quando esteve na Terra o identificou como sendo “O Pai da Mentira” – João 8:44.
Sim quem se revolta com normas, regras e deseja independência total se identifica com essa criatura que desrespeitou a condição de criatura a quis ser Criador.
Volto para a Psicanálise. O Neurótico Obsessivo cria sua própria religião, sua seita e rituais próprios para omitir suas falhas e desejos. Odeia ser exposto e assumir sua vulnerabilidade, trabalha e faz tudo de modo omisso e supostamente inocente para granjear respeito e controle e por vezes poder. Não quer se submeter seu desejo ao Criador e nem ser classificado como pecador, ou faltante.
Anula o afeto, mas o afeto está neles, mas eles abandonam e se distanciam de quem eles gostam, para não se sentirem faltantes. Misturei religião com psicanalise? Não fui eu foi Jung.


Deixe um comentário