Já estamos no ¼ do século XXI, por isso podemos falar, pensar, discutir e repensar muitos modelos e padrões esquecido pela história.
É bastante comum defrontar-nos com expressões como paradigma, modelo, padrão, perspectiva entre outros conceitos deixados por Rene Descarte, contudo ele ainda influencia com a referência dissociativa: corpo/alma, matéria/espírito. A compartimentação, fragmentação, reducionismo de suas ideias influenciaram muitas ciências e infelizmente até a Medicina.
O Câncer tem cura!!!
Precisamos “sondar” com aqueles que influenciaram o Pai da Medicina, Hipócrates (460 a.C. – 370 a.C.).
Empédocles foi um filósofo pré-socrático cujas ideias sobre os elementos (terra, ar, fogo e água- da MTC) influenciaram diretamente Hipócrates. A teoria dos quatro humores de Hipócrates, que explicava a saúde e a doença através do equilíbrio entre os humores (sangue, fleuma, bile amarela e bile negra), tem suas raízes na concepção de Empédocles de que os elementos naturais estão em constante interação e precisam estar equilibrados para manter a saúde
Demócrito, o filósofo atomista, acreditava que a realidade era composta de átomos em movimento. Embora Hipócrates não tenha adotado diretamente a teoria atomista, ele foi influenciado pela ideia de que o corpo humano e os fenômenos naturais são governados por princípios naturais e materiais, e não por causas sobrenaturais.
Pitágoras e sua escola de pensamento foram influentes em muitas áreas da ciência e da medicina. A ênfase de Pitágoras na harmonia e no equilíbrio dos corpos, bem como a ideia de que a saúde estava relacionada à harmonia interna, também impactou o pensamento de Hipócrates.
É muito importante escrutinar para acharmos a verdade. Aceitar passivamente o que nos impõe é um perigo isso em todos os aspectos de nossas vidas.
O Câncer precisa ser analisado, aceito e tratado de modo amplo, complexo e harmonioso, não apenas com conceito do tripé de tratamento: cirurgia/quimio/radio.
Sigmund Freud, em seu artigo “Sobre o ensaio da psicanálise na universidade”, e Jacques Lacan, em sua conferência “O lugar da psicanálise na medicina”, cada um a sua maneira, discutem sobre as possíveis contribuições da psicanálise para a formação e para a prática médica, bem como chama a atenção para as possibilidades e limites que tangem a articulação entre essas duas disciplinas.
No que tange ao Câncer as causas são multifatoriais. Como diz o Prof. Dr. José Fellipe Junior:
“A verdadeira causa das doenças e a Medicina ainda não fizeram as pazes. É porque a Medicina ainda é muito jovem”
Já foi a época, alias séculos atras, onde se aceitava as coisas como desígnios, azar, maldição, carma ou acaso. A psicossomática interroga a nós mesmos e procura no paciente, em seu ambiente e relações as respostas.
Neste Ebook detalhei algumas explicações biológicas, deixei referencias para consulta, mas a preocupação principal está na abrangência das razões, explicações de “como”, e os “pôr ques”.
Alguns tópicos como: Depressão e Câncer, Estresse e Câncer, Câncer e os Idosos, Como prevenir… serão úteis para todos, quer acometidos pela doença ou não.
Após a II Guerra Mundial o Modelo Biomédico deixou de explicar satisfatoriamente as grandes questões que se colocavam a medicina, e a manutenção do modelo biomédico, protegido pelas indústrias farmacêuticas predominam e deixam de ser um modelo científico para se tornar um Dogma.
Por isso da necessidade de modelos explicativos mais complexos, que vem emergindo em nosso século XXI na área de Saúde e o Modelo Biopsicossocial visa ultrapassar o reducionismo do modelo Biomédico, deste modo a doença deixa de ser apenas biológica e orgânica e passa a ser também na dimensão psicológica e social.
Quais são as agressões capazes de despertarem o descontrole celular, reduzir e acabar com a homeostase citoplasmática e causar o Câncer? Descrevo no E-BOOK fatores desencadeantes: internos e Externos. Biológicos e Psicológicos.
E principalmente o Papel do Psicólogo na descoberta, no enfrentamento, tratamento, superação e as vezes nos cuidados paliativos das pessoas.
Leia, distribua e compartilhe com amigos, colegas de Trabalho, de Cursos, vizinhos, parentes e aqueles que precisam desta informação.
Acesse e baixe pelo site: Psisonia.com e terá a descrição do ícone E-BOOKS gratuitos.


Deixe um comentário