As escolas hoje com apostilas, mastigam e sintetizam o conhecimento, com resumos compactuam a interpretação. As pessoas assistem séries e não um filme longo como Casablanca(101 minutos) ou Titanic(3 horas e 16 minutos) tudo é curto. O tempo de telas 8,10,12 e até 16 horas por dia. O que está acontecendo?
Em mundo que não se lê mais livros de papel, só pelas telas e com interrupções; com uma escuta narcisista(escutam apenas o que interessa e diz respeito ao universo de cada um-alienante). Tudo precisa ser igual ao que pensam, não aceitam nada diferente, sem interpretação só repetição sem questionamentos, músicas pobres, paupérrimas ou gutural ou eletrônica. Como as pessoas vão aprender a escutar? Que arte é essa?
Além da pressa, imediatismo e falta de paciência, também vejo na internet e alguns pacientes me mostram a compra: Kit de Depressão, Psicanalise e algumas psicopatologias.., quando não perguntas feitas, a base de questões pessoais para sites como ChatGPT.
Com isso, tudo fica fácil, ágil e prático aumenta os vazios, compulsões e insatisfações.
A construção, o tecer da própria vida, costurar as brechas, escutar e ressignificar a dor, questionar os atos, ações, escolhas, pensamentos e intenções, o vínculo(o que é isso kkkk)! As relações são objetais, pego que desejo, preciso e descarto.
Comprar Kit, ou cursos selvagens de “psicologia” ou ‘psicopatologias’ é moda neste mundo sem subjetividade.
Por um, lado tem o interesse financeiro e a própria impotência de quem cria “soluções fáceis” e com Podcast, cursos e Grupos ficam colocando olhos abaixo kkkk um monte de ‘conhecimento’ que terá pouquíssima aplicação, mas importante são os LIKES e as Inscrições no Canal, além do número de seguidores@
E os amantes de telas e redes sociais sempre falam AMÉM!!!
Hoje as pessoas vão à análise para saber de que maneira podem inventar um futuro. É muito mais uma análise para saber se a pessoa aguenta a consequência de suas escolhas do que a revelação de histórias escondidas.
Vivemos em um momento que é desafiador e a Psicanálise tenta fazer com que as pessoas vivam o seu tempo. E o tempo de hoje é interessantíssimo, requer coragem, recursos e enfrentamento. O medo está paralalisando muitos!
Não fuga, máscara e espetáculo. Por isso muito estão desabando ou excedendo com medicamentos: dormir, acordar, se estabilizar, dar barato… Não desenham suas histórias, não olham ao redor, ao mundo ao sentido da vida e do Universo, as pessoas não se fortalecem(mexem no íntimo, a vida não é só Mente ou EGO, precisamos de mais que fugir ou calar temporariamente sintomas.
Querem de fora as respostas e com o tempo tudo desaba ou é deslocado. Alguém que comia muito agora bebe, ou joga, se irrita, muda de casa, de grupos, empregos… as pessoas não se acham e parecem estarem curadas ou equilibradas.
No íntimo ainda há desespero, ausência da paz, de crescimento e muita solidão.
Viva a imagem!


Deixe um comentário