Saúde Mental em Crise

Estive de férias, mas minha mente funcionou kkkk.

Algumas notícias assustadoras: Revista Forbes 10/10/2025:”Epidemia Silenciosa: Saúde Mental Ultrapassa Câncer e se Torna a Maior Preocupação dos Brasileiros” Alguns pontos desse artigo: “A saúde mental se tornou o principal problema de saúde para os brasileiros, superando até mesmo o câncer. De acordo com o levantamento Ipsos Health Service Report 2025, 52% dos entrevistados apontam a saúde mental como sua maior preocupação — um salto expressivo em relação a 2018, quando o índice era de 18%. Na sequência, aparecem o câncer (37%) e o estresse (33%), seguidos pelo abuso de drogas (26%) e a obesidade (22%). Neste Dia Internacional da Saúde Mental (10), o Brasil ocupa a terceira posição global entre os países que mais pensam sobre o bem-estar emocional, atrás apenas de México e África do Sul: 74% dos brasileiros afirmam refletir “com muita frequência” sobre o tema…”

E vi na Lancet Public Health que aumentou o número de pessoas abaixo de 50 anos com Câncer, um aumento de mais de 200% nos últimos 10 anos.

Outro artigo – G1: Pesquisa Mostra que mais de 60% dos profissionais da rede pública Municipal de EDUCAÇÂO se afastaram por problemas de saúde e mais de 80% tiveram problemas de Saúde Mental. Outro artigo em “férias” que me preocupou: Valor Econômico: “Os afastamentos por Saúde Mental mais que dobram em 2025: Ansiedade, Burnout e Depressão. “

Resumo não salva ninguém: Quer pessoas da área da Saúde, Jornalistas, TI, Engenheiros, Arquitetos, Empresários, Educadores… O que fazer?

Não podemos entrar no reducionismo que coloca todo o sofrimento psíquico nos ombros de um Psicólogo ou Psiquiatra. As pessoas precisam aprender a VIVER. Abrirem a mente para uma Medicina Integral e não interligada/sustentada a base de medicamentos. Não existe pílula mágica!

Como estimular um melhor estilo de vida, mais informação e melhores orientações para compreender como nosso corpo funciona?

Hoje temos uma sociedade SOLITÁRIA, ISOLADA, ALIENADA com jovens e adultos que chegam a ficar 4, 8 e até 12 horas com um Iphone ou Smartphone na mão, pedindo I Food e parados, sedentários ao extremo(encurtando telômeros).

Da Geração Millenium, que são pessoas nascidas entre 1980 e 1995, e que é marcada pela a adaptação rápida às tecnologias digitais(com rara exceção),  e buscam por experiências significativas e as posteriores: Geração Z – 1995-2009, Geração Alpha  2010-2024 e Geração Beta  2025-2039 a primeira a nascer após a COVID estamos falando de pessoas que mudaram o modo de ver o mundo, lidar com Autoridade, trabalho, limites, relacionamento, sexo, casamento e perspectivas.

As Empresas, Cooperativas, Educadores e Famílias estão em franco desespero com pessoas taciturnas, apáticas e insatisfeitas, mesmo aparentemente tendo TUDO. Sem direção, força ou coragem. Principalmente as Gerações acima mencionadas estão adoentadas e precisam de ajuda.

Na década de 80 teve um filme chamado História sem fim(1984) que se passa em uma Cidade chamada Fantasia que estava sendo devorada por uma força misteriosa e sombria conhecida apenas como “O Nada”. Coube ao  menino guerreiro Atreyu procurar por uma solução ao problema.

Hoje o NADA está conseguindo reduzir neurônios, sinapses e relacionamentos. As pessoas estão ‘encantadas’ com vídeos curtos e excesso de estímulos com coisas vazias, banais e idiotas, quando não paranóicas(insitam medo) ou degradantes(pornografia) do Instagram, Tik Tok.., além das Redes Sociais que promovem inveja, ostentação e baixa autoestima. Além de seguirem pessoas sem noção e com falas infundadas que são influencers, cheio de Botox e lábios preenchidos com cara de Bebes Reborns.

O Nada está aí, porém no mundo REAL.

Temos pessoas tristes, carentes e que pararam de fazerem coisas naturais: Caminhar, ler, contemplar, sentir, andar descalço, chorar, rir, conversar, preparar uma refeição, colher ou ir comprar uma fruta… escutar vozes ou música visto que a audição proporciona o equilíbrio entre os dois lados do cérebro, reduz ansiedade e estresse entre outros benefícios. Estamos em mundo extremamente visual, líquido e sombrio.

Percebo a necessidade de um acolhimento diferenciado para os novos tempos, uma vez que a demanda é diferenciada em uma sociedade pauperizada.

Ainda acho a Medicina Tradicional Chinesa muito completa e coerente, além de acessível para quem deseja respostas a traumas físicos e psíquicos, dores crônicas, agitação e ansiedade, desarmonias endocrinológicas, deficiências de muitas origens. E o melhor é uma grande aliada a longevidade e vitalidade!

Essa milenar Medicina com suas variações e ramificações de conceitos TODOS eles com muito embasamento Científicos, foram avaliados pelas Universidades do Ocidente, inclusive Harvard kkk:

Exemplo os Movimentos atividades físicas que mexem com a Energia Sutil: Tai chi, Chi KUng e Qigong. (atividades físicas:) Um estudo “Some beneficial Health Effects of Taichi and Qigong”  conduzido no ano de 2023 por Robert W McGee da Fayettiville Satate University, revisou e sumarizou evidencias cientificas sobre os diversos benefícios das praticas do Tai Chi Chuan e do Qi Gong como sendo componentes da Medicina Tradicional Chinesa MTC e para diversas áreas da saúde: A respiração melhora, pois é controlada(Ansiedade), Movimentos vigorosos (tendões e artrites,artroses), Equilibrio(3ª Idade), Enegia Vital(Depressão), Relaxamento(Burnout e quem tem cortisol alto) melhor qualidade de vida, aumenta sistema imune, sono….abordagem completa.

Outros Recursos da MTC que melhoram a Saúde: Dietoterapia(Alimentação específica,) Acupuntura(laser ou agulhas), Auriculoterapia, Ventosa, Moxa, Fitoterapicos(Chás), Massagens: Tuiná, Shuatsu e a Craniopuntura de Yamamoto(raiz da Fotobioestimulação craniana) dão respostas satisfatórias para o  Bem Estar e equilíbrio de nossas energias. Isso significa redução de doenças ou tratamento para tirar medicamentos ou reduzi-los.

Essas ferramentas permitem desarmar os bloqueios e afastar os sabotadores ao consolidarmos nossa força interior (Qi ou CHI) o que nos trará motivação, autoconfiança e desabrochará uma personalidade oprimida pelos problemas físicos, ambientais ou emocionais.

Menos médico e menos exames e mais Dignósticos menos invasivos(língua, apalpar, observar, escutar e pulso). Mais amor e simplicidade. Como diz o livro do Imperador Amarelo: “ Saúde é um estado de completo equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito”.

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo