Quando sua narrativa se conjuga mais no passado que no presento ou no futuro.
Quando seu vocabulário não é entendido pela maioria das pessoas, quando a sua percepção de valores começa a mudar. Começamos a pagar pelo conforto, para se comer um bom queijo não precisa ir a Serra da Boicana, podemos desfrutar dessa maravilha de queijo, com sua textura e gosto em qualquer lugar. Você começa apreciar subir em um Balão em qualquer lugar: Torres(RS), Boituva(SP) ou na Capadócia (Turquia) o gozo de subir e ver tudo do alto é o mesmo o lugar é mera vaidade.
Se descobre que está velho quando as músicas que passam nas rádios são estranhas, muito ruins e sem sentido. Quando “a pessoa se levanta ao som de um pássaro” como disse o Sábio, e a dimensão interna é mais importante que a externa, já que assumimos mais nossa personalidade e refinamos nossos valores e experimentamos mais a autenticidade.
Não seja como os artistas e poetas que encontram dificuldade de se reconhecerem com a nova imagem refletida no espelho, eles são fúteis e despreparados para a vida.
Segundo Beauvoir (1990, p. 35), “é uma surpresa, um assombro, perceber- se velho. O espelho mostra o que os outros percebem, mas a pessoa reluta em aceitar a mudança em si própria. Dessa forma, velho é sempre o outro …”. Para essa deprimida filósofa provavelmente, porque o deprimido e adoecimento mental/psicológico, faz a pessoa fugir e se afastar do Real, a vida não é o placo e nem um post nas redes Sociais.
A indústria da Estética e Harmonização facial está ganhando fortunas, enquanto que o segredo de pele jovem é a Felicidade, Alimentação, Hidratação e Movimento. Outro segredo: Ser solteira kkkkk
Todos respeitam os idosos. Outro dia recebi uma entrevista do Antonio Abujamra, grosso como lhe era típico, com o Rubens Alves que falava um monte de banalidades, mas porque são famosos tudo que o que eles faziam se consagrava mesmo Rubens Alves falando uma frase que desde dos 2 anos dizia: “Como é gosto fazer xixi e coco são coisas simples, mas nos dão prazer”.
É tem idosos que serão sempre prestigiados, quando a cultura era ditada pela TV caiu na graça do povo: Mazaropi, Derci Gonçalves, Chacrinha, Silvio Santos, Francisco Cuoco, Chico Anísio, Silvio Luiz… pessoas que a Geração Z não conhecem, aliás eles não olham mais para a TV, é assim que descobrimos que envelhecemos kkkk
Ainda bem que a música é transcende, e eleva a alma, e nossos idosos de ouro estão aí, doentes, mas vivos: Milton Nascimento, Ivan Lins, João Bosco, Caetano, Chico Buarque, Djavan… Se descobre que envelheceu quando digo que assisti shows de: Gonzaguinha, João Gilberto, Tom Jobim, Cassia Eller, David Bowie, Lou Reed, Leny Andrade e tantos outros que já se foram.
O tema envelhecimento está em alta Hideki Wada publicou um livro chamado “A parede dos 80 anos” com um sucesso meteórico, já que ele é especializado em Transtornos Mentais na Terceira Idade ele alista 44 frases para o segredo de uma vida “afortunada”. Pense em coisas óbvias, pois é o óbvio abafa, porque todos pararam de pensar, refletir e não se tem mais sabedoria, tudo precisa ser ditado. Contemplar, apreciar, pensar, amar e sentir precisa de lista?
Não me tornei uma velha ranzinza kkkk mas fico chocada com a falta do uso do bom senso. Sob a luz da psicanalise podemos interpretar o campo afetivo emocional, evidenciando postagens que expressam sentimentos ao redor da experiência do envelhecer, exagerados, melancólicos e por vezes românticos.
O que percebo, prestes a entrar na Terceira Idade, é que a experiência do envelhecimento é um processo contínuo de desconstrução, vivenciados no corpo, no social e no próprio self.
Acho que sempre fui velha! Nunca me contentei com apenas em olhar, sempre achei que é preciso conhecer e enxergar, não acho suficiente ouvir, mas saber o que se escutar e saber escutar; não vejo como suficiente tocar é preciso sentir.
Só a Psicanalise dá conta? Não, precisamos da Gerontologia, Filosofia, Medicina Integrativa e da Espiritualidade. Trilho esse caminho a muito tempo.
Minha mãe dizia: “Aprenda com quem sabe” , por isso meus queridos idosos, não sejam velhinhos de farmácia, olhem para a Terra do Sol Nascente, os chineses aprenderam, pela necessidade a prevenir doenças e tratarem e se curarem sozinhos, já que a MTC-Medicina Tradicional Chinesa é passada de pai para filho. Eles dão o segredo da Longevidade!
Não se deprimam, sejam sempre ativos, ligeiros, espertos e como uma criança. Aprendam sempre e nunca percam o DESEJO, já que é ele que nos move. Não envelhecemos no íntimo, apenas o corpo muda o que há dentro se renova a cada dia.
A arte de viver começa com o treinamento da percepção e da interpretação da realidade subjetiva de cada um e finaliza-se com a prática da humildade, serenidade, quietude e naturalidade.
Tenham AMIGOS, eles são fonte de encorajamento, apoio, coragem, motivação, desafios e AMOR.
Para os chineses dos 60-80 anos é o Outono da vida o Inverno só após os 90 anos. Tenha como alvo rever seu estilo de vida e aprender a Arte do Porvir. Estou no final da Primavera, mas inteira e com energia e vigor, já que reflito sobre a morte e na vida, na natureza, na espiritualidade …á a muitas décadas, acho que sempre fui velha kkkk.


Deixe um comentário