Ansiedade e Depressão como curar

Poderia ficar aqui ocupando umas 20 linhas, já que tudo precisa ser visto e analisado de muitos ângulos, lamento quem só vê um fato ou questão de modo unilateral.

Deixando de lado a Geração Z que sofre de um vazio existencial, marcado por pais que falham em podar, orientar e mostrar como a vida é, temos uma ou duas gerações anteriores que estão ansiosas, deprimidas e estressadas.

Já falaram para você do estresse oxidativo? Você sabe o que é ? Sou Psicóloga/Psicanalista de formação, mas fiz também uma Especialização Latus Sensu em Medicina Ortomolecular, alguns se irritam porque estudo muito e faço vários cursos. Não tenho Netflix e pensem quanto tempo as pessoas estão perdendo vendo: séries, filmes, novelas, doramas… eu prefiro ler, estudar e música.

Bom vamos ao que interessa. A integridade bioquímica do cérebro é muito importante para a manutenção das funções normais do sistema nervoso central (SNC). O estresse oxidativo ocorre devido à produção excessiva de radicais livres resultante da insuficiência do sistema de resposta antioxidante. O cérebro, com seu alto consumo de oxigênio e conteúdo rico em lipídios, é altamente suscetível ao estresse oxidativo.

Um dos fatores que desempenha um papel importante na deterioração bioquímica do cérebro é o estresse oxidativo. O estresse oxidativo é geralmente definido como a formação excessiva de radicais livres em relação às defesas antioxidantes.

O cérebro é particularmente suscetível ao estresse oxidativo devido ao seu alto consumo de oxigênio e ao seu rico conteúdo lipídico. Por isso , os danos causados ​​pelo estresse oxidativo estão associados a funções anormais do SNC.

Os transtornos psiquiátricos são doenças debilitantes. A fisiopatologia subjacente aos transtornos psiquiátricos é pouco compreendida e pode envolver a interação de inúmeros fatores clínicos e mecanismos.  

Mesmo  o estresse oxidativo tenha sido historicamente considerado envolvido principalmente em distúrbios neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer, a doença de Huntington e a doença de Parkinson, seu envolvimento em transtornos neuropsiquiátricos, incluindo transtornos de ansiedade e depressão  e o Transtorno Bipolar está começando a ser reconhecido.

A fisiopatologia do transtorno bipolar é complexa e multifatorial. Evidências indicam que disfunções mitocondriais, alterações nos sistemas de neurotransmissão (incluindo os sistemas serotoninérgico, dopaminérgico, noradrenérgico e glutamatérgico), além de distúrbios na neuroplasticidade, desempenham papéis centrais no desenvolvimento dos sintomas maníacos e depressivos da doença, além de responsáveis pela neuroprogressão da doença.

Esse aumento no estresse oxidativo tem efeitos diretos sobre a função neuronal, potencializando os sintomas do transtorno bipolar, tanto durante os episódios maníacos quanto depressivos. Marcadores de estresse oxidativo, como a peroxidação lipídica e o óxido nítrico, são encontrados em níveis elevados em pacientes bipolares, enquanto os níveis de antioxidantes estão reduzidos, o que sugere uma maior vulnerabilidade a danos oxidativos.

Além disso, há indícios de que o estresse oxidativo está diretamente ligado às alterações neuroanatômicas observadas no transtorno bipolar, incluindo o encurtamento dos telômeros e a redução do volume de regiões cerebrais críticas, como o hipocampo. Essas alterações estruturais corroboram a hipótese de que o estresse oxidativo contribui para a deterioração progressiva do cérebro, reforçando a necessidade de estratégias terapêuticas que visem a modulação do equilíbrio redox e a proteção mitocondrial.

Por isso desenvolvo uma Estratégia complexa e abrangente para a melhorar e aliviar os sintomas de um Portador de Transtorno Bipolar.

Foto por Mikhail Nilov em Pexels.com

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo