Reparação

Você neste momento da História, da sua história. Tenho certeza que já se arrependeu de decisões, passos, investimentos, relacionamentos, cursos, carreira, passeios, viagens, festas, aquisições…

Quem não erra?! Não existe. Algumas decisões e direções que tomamos até pensamos: “se eu tivesse feito diferente...” “se eu pudesse voltar a trás...” “o que os outros vão pensar…” não precisa ter vergonha de admitir suas falhas, alias isso é nobre.

O que impede de crescermos e admitir os erros é o Orgulho, esse sentimento destrutivo abriga no coração dos inflexíveis, arrogantes e soberbos. Aqueles que não se dobram, vivem por imagem e com a dor no âmago do ser: coração.

Recentemente lendo sobre Melanie Klein ela tem um termo chamado: Reparação que demonstra quando o bebe consegue evoluir, já que na primeira fase de seu nascimento ele é meio desorganizadinho, joga para(projeta) a mãe um monte de coisas ruins: fantasias de destruição, morde… e chama-se sadismo para essa linha da psicanalise.

Mas depois o bebe amadurece, quando cercado de amor, olhar, carinho e ambiente bom, e ele passa a Reparar, a querer preservar os ataques, a restituir e suprir o mal.

Mesmo tendo esse nome essa fase, chama-se de Depressiva, mas é quando o bebe fica carinhoso, da beijinho, agradável, ri muito e responde favoravelmente a vida e ao ambiente. Com o ego constituindo bem esse infante passa a ser estável e repara o passado(últimos 5 meses de vida).

Hoje os que estão lendo esse texto são adultos, qual sua ação para restaurar, reparar ou consertar algo? Você  consegue se retratar?

Vejo gente prosseguindo em maus caminhos: detonando a saúde, deixando aberta lojas falidas, empresas com dívidas, morando onde deseja no fundo ir embora, mantendo fachada de forte quando gostaria de se entregar para uma versão mais leve e light.

Um bebe consegue se equilibrar e o adulto com tantos recursos o que o impede de mudar de caminho?

Aproveite 2026 para ser reencontrar e esqueça as frases: “não volto para o mesmo lugar” kkkk se aquele era o caminho certo retorne para esse lugar, lembre-se o Orgulho é um obstáculo que é defendido pelo inimigo, porque o amor é humilde(…não é orgulhoso..1 Coríntios 13:4). Isso é Reparação!!!

Não pense que o ser humano NÂO anda em linha reta , a Terra é redonda, por vezes precisamos voltar. Termino com um fragmento de Zaratustra- Nietzsche:

Tudo vai, tudo torna; eternamente gira a roda do ser. Tudo morre, tudo refloresce; eternamente corre o ano do ser. Tudo se quebra, tudo se reajusta. Eternamente se constrói a mesma casa do ser. Tudo ser separa; tudo se reencontra; o anel do ser permanece eternamente fiel a si próprio. A cada instante começa o ser; à volta de cada ‘aqui’ gravita a esfera ‘alia’. O outro este em toda parte. A senda da eternidade é curva.”

Foto por Pixabay em Pexels.com

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo