A arte de seduzir: Narcisismo

Entrei em contato com esse tema na pré-adolescência ao ler o Livro o Retrato de Dorian Gray, depois ao estudar arte o renascentismo trouxe a obra “Narciso” de  1605 do italiano Michelangelo Caravaggio, onde um homem admira o próprio reflexo na água, representava os ideais da autoimagem na época.

Se você pesquisar a palavra “Retrato” obterá algumas definições: 1. Imagem reproduzida por meio de pintura, desenho ou fotografia. 2. Descrição. 3. Reprodução fiel. 4. Modelo. Nestas descrições percebe-se, simplificadamente, as funções de um retrato: reproduzir uma imagem, fielmente ou não, descrevendo alguém que pode adquirir o status de modelo.

Na psicanalise ou na vida real não é tão simples encontrar, conhecer e muito menos conviver com Narcisistas. As características típicas para identificar uma pessoa narcisista:

Necessidade de atenção: desejam elogios, conversar com as pessoas, serem o centros das situações. Egocentrismo: preocupação exacerbada com a imagem, reputação, pretígio, gosta de ser pragmáticos e amam ver resultados, não demonstram muita empatia, gostam de dinheiro e querem resolver sempre apenas os problemas próprios, não importando os dos outros.

Sentimento de Superioridade: encara a si mesmo como ser superior e desqualifica os outros, acha que seu modo de fazer as coisas é o melhor e deve ser imitado. Megalomania: muitos projetos de sucesso e autoconfiança desconsiderando a realidade. Domínio das Conversas: ama ser o protagonista. Expectativa de favores: cria uma expectativa de que os outros sempre tem que fazer a sua vontade e lhe devem favores. Inveja, Arrogância, Necessidade de Superar os outros, Impaciência, Lidar com Críticas, Depreciação alheia, Sentimentos Escondidos: por trás de todas essas atitudes, com as quais o deixa uma pessoa difícil de conviver, existe a fragilidade e insegurança e o comportamento externo é para mascarar a vergonha e a vulnerabilidade.

Existe uma energia, pulsão, voltada para fora com isso esse investimento com a subjetividade é escasso, formando uma alma vazia e rasa, direcionada para privilégios, em ser mais inteligente, importante, sábio, antenado, poderoso e superior, eles realmente ser acham iluminados, agraciados e em sua formação foram aforados de modo caprichoso por Deus. 

Sempre estão certos, não permitem que a imagem deles seja arranhada, maculada ou denegrida, mal sabem eles que o homem  perfeito que esteve na Terra foi: caluniado, difamado, cuspido e torturado.

A arrogância e pouca empatia lhe faz serem abusivos e serem cercados de pessoas com pouca auto estima, estultos, co-dependentes emocionais, pessoas com menos perspicácia e muita ingenuidade.. Existe um oportunismo sobre os desfavorecidos. Quer admiradores, discípulos e seguidores. Alais a Internet com suas redes sociais virou o palco deles. No Brasil mais de 90 milhões brasileiros tem Instagran, imagine outras redes, eles gozam por seguidores e likes.

A plenitude do narcisista é quando obtém a fusão dele com o Objeto, assim que eles tratam as pessoas, visto que o prazer estar em neutralizar o poder do outro, sim destruir a liberdade, autonomia e desaparecer com a identidade do outro, para que eles se tornem a referência máxima e absoluta.

Inveja, competição, ambição, aceleração pelo poder e fama…comuns a todos, querem e se acham os melhores. Para obterem: títulos, prestigio, poder, assim como seguidores fazem de tudo.

O reconhecimento deles é a projeção de quem são nos outros, uma combinação de delírio e megalomania, a organização narcísica se vale de projeção e por isso quer espelhos refletindo a imagem deles.

Sempre conseguem, muitos admiradores e pessoas fieis que se comovem com os apelos emocionais, manipulações, por vezes se fingem de coitadinhos, e fazem chantagens  para fazerem e realizarem seus desejos.

Quem se opem ou enxergam como realmente são, eles viram inimigos e o ataque passa a ser persecutório.

Como lidar com eles? Procure outras referências, as pessoas mais inteligentes e nobres que conheci eram discretas e não tinham holofotes. Evite ser plateia. Fique longe, tenha autoestima e bola pra frente. Existem um lindo horizonte após o mar.

Foto por Sherman Trotz em Pexels.com

Uma resposta para “A arte de seduzir: Narcisismo”.

  1. Amei So, excelente artigo! Esperemos que todo Narcisista o leia! 😉

    Curtir

Deixe um comentário

Oi! Sou Sônia Augusta, psicóloga pela UniFMU, Pós-Graduada em Arteterapia, Gerontologia e Saúde do Idoso e Acupuntura. Me aperfeiçoei em temas como AT-Atendimento Terapêutico, Saúde Mental em Hospital Geral (Unifesp), Coaching de Emagrecimento, Psicossomática, Biofísica aplicada à Saúde. Sou pesquisadora nas áreas de Medicina Integrativa, Psicanálise, Longevidade, Nutrologia e Medicina Tradicional Chinesa.

Bem vindo (a) ao meu Blog!

Me siga:

Categorias

Descubra mais sobre Psicóloga Sônia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo